contato@conviveremais.com.br

Orientações de acolhimento para professores

Resumo da notícia

“Cara gestora, caro gestor,

Estas orientações nascem da necessidade de construirmos novas alternativas para a ação educativa em uma realidade nunca antes vivida e por isso desafiadora: pensar a Educação Escolar no contexto da Pandemia de Covid-19. O que a experiência tem nos proporcionado nestes primeiros meses de enfrentamento ao Coronavírus, além da ansiedade, sofrimento e incerteza inerentes a uma nova doença, é que algumas mudanças se estabeleceram na forma como nos relacionamos uns com os outros. O uso de máscaras, os encontros em ambientes virtuais, o isolamento social, estabeleceram uma distância maior entre as pessoas, justamente num momento em que o contato humano se mostra tão necessário. Acreditamos que é preciso fazer frente a isso, buscando formas mais sensíveis de nos relacionarmos e, nessa busca, nada melhor do que nos nutrir das ideias e estratégias de acolhimento.

Queremos também ressaltar que ao propor caminhos e reflexões para o acolhimento dos educadores das unidades escolares na retomada das atividades presenciais de ensino, compreendemos que as realidades e formas de gestão das escolas públicas no país são muito diversas e que sabemos que cada equipe gestora deverá ajustar estas propostas para responder à sua realidade. Mas, ao mesmo tempo, embora sendo tão diferentes, somos todos o mesmo Brasil e, precisamos juntos encontrar caminhos viáveis e respostas possíveis.”

Texto tirado do prefácio da publicação: “Orientações de acolhimento para professores”, do Instituto Península, elaborado com a participação da professora Adriana Ramos, da Convivere Mais.

Fonte: Instituto Península

× Fale com a C+