contato@conviveremais.com.br

Preconceito ou racismo é (ciber)bullying?

Resumo da notícia

A resposta curta é não!, mas a escola ainda precisa refletir, prevenir e agir diante de conflitos e violência em sua comunidade. Entenda

Agressões, conflitos, preconceito, discurso de ódio: tudo o que acontece na sociedade existe também no ambiente escolar, seja ele físico, com aulas presenciais, seja ele virtual, nos encontros com as turmas mediados pelas telas do último ano.

Para enfrentar de maneira intencional desafios tão grandes, é importante saber o que é cada coisa. Fica a pergunta: uma situação de racismo, disciminação de classe, homofobia e gordofobia, é (ciber)bullying?

Não, não é. Um aluno negro pode ser vítima de racismo, mas isso não significa, automaticamente, que além do racismo ele está sendo alvo de bullying ou ciberbullying. Essa diferenciação, aponta Adriana Ramos, coordenadora da pós-graduação do Instituto Vera Cruz, gestora da Convivere Mais e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Unicamp, é o primeiro passo para atuar diante de casos assim.

Fonte: Nova Escola, de 02 de julho de 2021

Clique aqui para ver um recorte da notícia, na qual é entrevistada a professora Thais Bozza, da Convivere Mais.

materia thais 3 nova escola

× Fale com a C+