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EPISÓDIO 5: ASSEMBLEIAS ESCOLARES

A CULTURA DO DIÁLOGO NA ESCOLA

Episódio 5: Assembleias Escolares

No quarto episódio, tratamos sobre práticas restaurativas e discutimos sobre a relevância de práticas restaurativas para restaurar a paz e o equilíbrio das relações conflituosas na escola, promovendo uma cultura para o diálogo e o olhar para a justiça cuidadosa e humanizada.

Neste quinto e último episódio da série, abordaremos o tema Assembleias Escolares. Vamos discutir o que são as assembleias, quais são os tipos, sua função e como organizar esses espaços de diálogo na escola.

Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores.


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Para começar suas reflexões sobre Assembleias Escolares, assista o vídeo sobre o papo em que Soraia Campos, da Convivere Mais, conversou no Papo do meio-dia e pouco, com Natan Marques, mestre em História, coordenador pedagógico do Ensino Fundamental 2 e Médio, professor tutor de Convivência Ética no Colégio Integrado de Goiânia. O papo completo, você encontra disponível em https://www.instagram.com/tv/CEj1tqunI26/

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Num primeiro momento, sugerimos iniciar as discussões ouvindo o que o grupo já sabe e pensa sobre o assunto. É importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento dos integrantes. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque o diálogo fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

Seguem algumas sugestões de questões para encaminhar a prosa. 

  • Como você definiria uma assembleia?
  • Você já ouviu falar ou participou de algum tipo de assembleia?
  • Você já teve a oportunidade de participar de alguma assembleia escolar? Como foi?
  • Qual a relação da comunicação construtiva com a prática das assembleias?
  • Por que as assembleias podem ser vistas como práticas democráticas?
  • O que a vivência das assembleias escolares pode favorecer aos seus participantes?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam sobre como podem inserir as assembleias em sua classe, buscando assim, contribuir para a construção de espaços democráticos e de diálogo na escola.

SENTA PRA ESTUDAR

Hora da Leitura

Acreditamos na importância da formação continuada da equipe pedagógica e da necessidade de embasarmos nossas práticas em estudos sólidos. Assim, depois de realizarmos as discussões iniciais, indicamos uma leitura  sobre o tema.

Oriente seu grupo para: 

  • tirar um tempinho para a leitura e estudo do texto;
  • organizar o ambiente onde vai estudar;
  • fazer  anotações, marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 5 ° episódio:

TOGNETTA, L.R.P.; VINHA, T.P. As regras contratuais: as assembleias. In: Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007, p. 59-120.

Clique aqui para baixar o texto: Qdo a escola é democrática – Cap3 – As Regras Contratuais: As Assembleias

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e a sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso: entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

Link forms –  https://forms.gle/Z6bRMRQ1yziqJtwo6

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos,  retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade.

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Para encerrar a proposta do episódio apresentamos uma “rotina de pensamento” que traz uma reflexão de maneira simples para iniciar a prática de tornar o pensamento visível. Segundo Lancaster sobre as rotinas de pensamento (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Trazemos a rotina: “Eu costumava pensar… mas agora eu penso…”.  Trata-se de uma rotina para refletir sobre como e por que o nosso pensamento mudou em relação a determinado assunto. Organize suas ideias a partir da proposta a seguir e faça suas anotações pessoais. Esse momento será importante para sua autoavaliação e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica. 

Completar as frases individualmente e depois refletir com o grupo:

Sobre a cultura do diálogo na escola e práticas democráticas como as assembleias escolares:

a- Eu costumava pensar… 

b- Mas agora eu penso…

convivere flix em açao

CONVIVERE FLIX EM AÇÃO

Para encerrarmos esse episódio, nossa sugestão é uma nova Roda de Conversa com a equipe para sistematizar os estudos sobre as assembleias escolares. É importante que o grupo reflita, coletivamente, sobre os pontos da Rotina de Pensamento, e pense em como a Comunidade Escolar pode construir princípios e ações de trabalho para que a cultura do diálogo e da paz seja colocada em prática no dia-a-dia. Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores.

para saber mais

PARA SABER MAIS…

Teoria (livros e artigos científicos)

ARAÚJO, Ulisses F. Resolução de conflitos e assembleias escolares. Cadernos de Educação,  FaE/PPGE/UFPel. Pelotas [31]: 115 – 131, julho/dezembro 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1743/1623 Acesso:  nov de 2021.

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1 Acesso: 24 jun de 2021.

RAMOS, Adriana; WREGE, Mariana; VICENTIN, Vanessa. A organização das regras e assembleias em sala de aula: Obedecer às autoridades ou aos princípios? In: É possível superar a violência na escola? Construindo caminhos pela formação moral. São Paulo: Editora do Brasil: Faculdade de Educação Unicamp, 2012, p. 60-77.

VINHA, Telma; NUNES, Cesar A. A.; SILVA, Livia M. F.; VIVALDI, Flávia M. C.; MORO, Adriano. Os procedimentos deliberativos: a participação e a mediação de conflitos. In: TOGNETTA, Luciene R. P.; MENIN, Maria Suzano S. Da escola para a vida em sociedade: o valor da convivência democrática. Americana, SP: Adonis, 2019, p. 147-206.

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