Palestras sobre temas variados envolvendo as relações dentro e fora dos muros da escola, voltadas para educadores e familiares.
A Convivere Mais conta com um elenco de palestrantes com expertise nas mais diversas áreas da convivência escolar, relação escola e família e todas as demais áreas da educação. Nossos consultores são profissionais com anos de experiência, que participam de grupos de estudos e pesquisas de renomadas universidades e instituições, e que compartilham com sua equipe ou público, as reflexões e descobertas mais atualizadas da ciência acerca de diversos temas, tais como:
PARA EDUCADORES (professores, gestores, coordenadores e orientadores):
- Como formar pessoas moralmente autônomas?
- Admiração, vergonha e indignação. O que esses sentimentos têm a ver com a construção de personalidades éticas?
- Problemas na comunicação: atitudes que interferem na relação professor e aluno
- Conflitos: o que a convivência ética tem a ver com isso?
- Como o diálogo e a participação têm sido estimulados e valorizados em nossas escolas?
- Sanção por reciprocidade. O que é isso?
- Quando a violência virtual nos atinge: os programas de educação para a superação do cyberbullying e outras agressões virtuais
- “Jovem negro sai para praticar fotografia e é perseguido por moradores”. O que a escola tem a ver com isso? A era da internet e o julgamento público
- O que são afinal, as assembleias escolares
- Literatura infantil como prática moral
- Assembleias: momento institucional da palavra e do diálogo
- Indisciplina na escola. Como isso acontece? Por que isso acontece? O que podemos fazer?
- Quando a escola é democrática?
- Reflexões sobre o bullying e suas causas afetivas
- Bullying: O fenômeno do ponto de vista da moral
- Como a escola pode atuar para melhorar a qualidade do clima escolar?
- O Adolescente e o Adolescente “difícil. A criança e a criança “difícil”. Causas e consequências
- Consumo de álcool e outras drogas entre os adolescentes. Causas e consequências
- As implicações para as famílias das notificações enviadas pela escola sobre seus filhos, alunos “difíceis”
- Os círculos restaurativos, rodas de diálogo e rodas de conversas: resolução de conflitos, como possibilidade de restaurar vínculos
- Quais são os efeitos das relações de respeito mútuo e, portanto, de um ambiente sociomoral cooperativo?
- O que fazer para que a minha sala de aula se torne um ambiente cooperativo?
- As relações no ambiente privado X público –
como lidar com o mundo virtual? - Estratégias para garantir o direito à educação na perspectiva inclusiva
- A importância de políticas públicas e como a escola precisa conhecer a educação inclusiva para atuar de forma eficaz
- O que são valores? Onde e quando ocorrem? Todos possuem valores? De onde eles vêm?
- Formação docente: os desafios da docência
- Quem educa em valores: a família ou a escola?
- Normas que regulam as ações e as relações no meio digital
- Aprendizagem-serviço: sucesso acadêmico e compromisso social
- Redes de acolhimento às vítimas de violência
- Mediação de conflitos e a implantação de câmaras de mediação;
- A implementação de Ouvidoria: local de escuta e de fala
- As relações interpessoais em classes difíceis e não difíceis
- A formação do professor e a educação ambiental: conhecimento, valores e atitudes
- A Educação Física e a tomada de consciência na criança
- Engajamento e desengajamento moral de docentes em formação diante de situação de bullying
- Intervenção docente nos conflitos interpessoais de estudantes: formas e fatores de interferência
- Avaliando a Qualidade de vida da criança e do adolescente
- A Função Social da Escola: a implantação de um projeto institucional para a convivência ética
- Educação em Valores: solução para a violência e a indisciplina na escola?
- Conflitos entre alunos de 8 e 9 anos: causas, estratégias e finalizações
- Educação Estética e prática docente: o exercício da sensibilidade e formação
- Conflitos entre alunos de 13 e 14 anos: causas, estratégias e finalizações
- Respeito, justiça e generosidade: valores morais e o protagonismo entre alunos para combater o bullying
- Relação entre clima escolar e desempenho acadêmico
- Crença de autoeficácia de estudantes para ajudar vítimas de agressão social e mecanismos de desengajamento moral para não as ajudar
- A linguagem do educador: comunicação que aproxima
- Potencialidade do texto literário para suscitar a reflexão acerca de temas difíceis
- Reflexividade e prática docente: o que é isso, afinal?
- Literatura e convivência ética: uma parceria de sucesso!
- Convivência on-line: como educar de forma ética?”
- As implicações legais da convivência on-line
- A importância das práticas contra o racismo: ações institucionais e espaço para o diálogo entre os professores e alunos
- A saúde mental das crianças e adolescentes
- O ambiente universitário e os conflitos
- Projeto e plano de convivência
- O que move a vida de um adolescente hoje: reflexões sobre automutilação, depressão e suicídio
- Os desafios da pós modernidade e as relações no ambiente privado X no público. Como lidar com o mundo virtual?
- Refletindo sobre o uso precoce e exagerado de álcool entre os jovens: como reduzir danos?
- Sociedade de Consumo: como educar crianças e adolescentes para essa realidade?
- Falamos em crise de valores ou valores em crise? A educação no contexto atual!
- As relações interpessoais no contexto escolar: o papel da escola na construção da personalidade ética
- Clima escolar: uma visão panorâmica
- Como fazer para que os alunos compreendam as regras
- Como construir regras coletivamente?
PARA EDUCADORES (professores, gestores, coordenadores e orientadores) e FUNCIONÁRIOS:
- Quando as sanções geram obediência cega, rebeldia, cálculo de risco e ou conformismo. O que fazer?
- Sujeitos heterônomos veem a regra a partir da autoridade?
- Por que em algumas pessoas identificamos o predomínio de atitudes individualistas, injustas, desrespeitosas e que revelam pouca adesão aos valores morais?
- Esses adolescentes de hoje podem sentir a necessidade das regras na escola?
- E os elogios? Qual a sua função e consequências no processo de construção da personalidade ética?
- Problemas na comunicação: atitudes que interferem na relação professor e aluno
- Como falar sem atacar a dignidade de uma criança ou adolescente, quando se faz necessário usar a autoridade?
- Comunicação construtiva: como ela pode ser utilizada quando há um conflito?
- Indisciplina na escola. Como isso acontece? Por que isso acontece? O que podemos fazer?
- Em todas as escolas existe bullying?
- Ações possíveis para combater o bullying na escola
- Formas de convivências positivas que fomentam o valor da ajuda
- Como os valores de paz, solidariedade, igualdade se relacionam com a escola? E os Direitos Humanos?
- A experiência com as Equipes de Ajuda: mãos que acolhem
- A importância da qualidade do clima na escola
- Afinal, o que são (ou quem são??!!) os Direitos Humanos?
- Discurso de ódio: e essa tal de liberdade de expressão?
- Como podemos melhorar a relação família e escola?
- Estratégias para garantir o direito à educação na perspectiva inclusiva
- A Educação na perspectiva inclusiva
- O que são valores? Onde e quando ocorrem? Todos possuem valores? De onde eles vêm?
- As relações interpessoais em classes difíceis e não difíceis
- Quando a convivência pede por cuidado: bullying e assédio moral em ambientes universitários
- Violência doméstica e a vulnerabilidade das mulheres, crianças e adolescentes
PARA FAMILIARES:
- Linchamento virtual e sexting: agressões virtuais que nossos jovens tem enfrentado atualmente. Como os pais podem intervir?
- Como educar e proteger nossos filhos no mundo virtual?
- As relações no ambiente privado X público –
como lidar com o mundo virtual? - Onde começa e terminar a relação família-escola?
- Quem educa em valores: a família ou a escola?
- Convivência on-line: como educar de forma ética?”
- As implicações legais da convivência on-line
- A saúde mental das crianças e adolescentes
- Família e escola: uma parceria que dá certo
- O papel da família em relação ao comportamento do filho na escola
- Os desafios da pós modernidade e as relações no ambiente privado X no público. Como lidar com o mundo virtual?
- Sociedade de Consumo: como educar crianças e adolescentes para essa realidade?
- Uma educação para a autonomia: refletindo sobre as relações entre os adultos e as crianças
- Como falar para seu filho escutar na era do whatsapp? (Comunicação Construtiva)
- Cyberbullying e os novos tipos de agressões virtuais: como os pais podem lidar com esses temas na educação dos jovens?
- Quem nossos filhos admiram? As relações interpessoais na vida digital de nossas crianças
- A difícil tarefa de ser pai e mãe: como educar os nossos filhos atualmente?
- E quando nossos filhos têm conflitos? Como a família pode favorecer a assertividade nas relações
- Refletindo sobre o uso precoce e exagerado de álcool entre os jovens: como reduzir danos?
- Meu filho bate, meu filho apanha na escola. Como lidar com os conflitos interpessoais entre as crianças?
- A construção de uma comunidade ética: dialogando com as famílias
- Como falar para seu filho escutar? Os limites e o respeito entre pais e filhos
- Pais Helicópteros ou Submarinos? Como promover uma educação elucidativa
- Formando pais: a educação daqueles que educam
- Os sinais de bullying e o olhar necessário da família
- As relações interpessoais no contexto familiar: o papel da família na construção da personalidade ética
- A criança faz birra. O que fazer?
- Regras e limites: como fazer para que as crianças e os adolescentes as compreendam e legitimem-nas?
- Sanção por reciprocidade. O que é isso?
- Como falar sem atacar a dignidade de uma criança ou adolescente, quando se faz necessário usar a autoridade?
Estas são apenas algumas sugestões de temas. A Convivere Mais também prepara palestras personalizadas, que atendam às necessidades formativas de sua escola ou evento. Entre em contato para saber mais.