contato@conviveremais.com.br

Palestras


Palestras sobre temas variados envolvendo as relações dentro e fora dos muros da escola, voltadas para educadores e familiares.

A Convivere Mais conta com um elenco de palestrantes com expertise nas mais diversas áreas da convivência escolar, relação escola e família e todas as demais áreas da educação. Nossos consultores são profissionais com anos de experiência, que participam de grupos de estudos e pesquisas de renomadas universidades e instituições, e que compartilham com sua equipe ou público, as reflexões e descobertas mais atualizadas da ciência acerca de diversos temas, tais como:

PARA EDUCADORES (professores, gestores, coordenadores e orientadores):

  • Como formar pessoas moralmente autônomas?
  • Admiração, vergonha e indignação. O que esses sentimentos têm a ver com a construção de personalidades éticas?
  • Problemas na comunicação: atitudes que interferem na relação professor e aluno
  • Conflitos: o que a convivência ética tem a ver com isso?
  • Como o diálogo e a participação têm sido estimulados e valorizados em nossas escolas? 
  • Sanção por reciprocidade. O que é isso? 
  • Quando a violência virtual nos atinge: os programas de educação para a superação do cyberbullying e outras agressões virtuais
  • “Jovem negro sai para praticar fotografia e é perseguido por moradores”. O que a escola tem a ver com isso? A era da internet e o julgamento público
  • O que são afinal, as assembleias escolares
  • Literatura infantil como prática moral 
  • Assembleias: momento institucional da palavra e do diálogo
  • Indisciplina na escola. Como isso acontece? Por que isso acontece? O que podemos fazer?
  • Quando a escola é democrática?
  • Reflexões sobre o bullying e suas causas afetivas
  • Bullying: O fenômeno do ponto de vista da moral
  • Como a escola pode atuar para melhorar a qualidade do clima escolar?
  • O Adolescente e o Adolescente “difícil. A criança e a criança “difícil”. Causas e consequências
  • Consumo de álcool e outras drogas entre os adolescentes. Causas e consequências
  • As implicações para as famílias das notificações enviadas pela escola sobre seus filhos, alunos “difíceis”
  • Os círculos restaurativos, rodas de diálogo e rodas de conversas: resolução de conflitos, como possibilidade de restaurar vínculos
  • Quais são os efeitos das relações de respeito mútuo e, portanto, de um ambiente sociomoral cooperativo?
  • O que fazer para que a minha sala de aula se torne um ambiente cooperativo?
  • As relações no ambiente privado X público –
    como lidar com o mundo virtual?
  • Estratégias para garantir o direito à educação na perspectiva inclusiva
  • A importância de políticas públicas e como a escola precisa conhecer a educação inclusiva para atuar de forma eficaz
  • O que são valores? Onde e quando ocorrem? Todos possuem valores? De onde eles vêm?
  • Formação docente: os desafios da docência 
  • Quem educa em valores: a família ou a escola?
  • Normas que regulam as ações e as relações no meio digital
  • Aprendizagem-serviço: sucesso acadêmico e compromisso social
  • Redes de acolhimento às vítimas de violência
  • Mediação de conflitos e a implantação de câmaras de mediação;
  • A implementação de Ouvidoria: local de escuta e de fala
  • As relações interpessoais em classes difíceis e não difíceis
  • A formação do professor e a educação ambiental: conhecimento, valores e atitudes
  • A Educação Física e a tomada de consciência na criança
  • Engajamento e desengajamento moral de docentes em formação diante de situação de bullying
  • Intervenção docente nos conflitos interpessoais de estudantes: formas e fatores de interferência
  • Avaliando a Qualidade de vida da criança e do adolescente
  • A Função Social da Escola: a implantação de um projeto institucional para a convivência ética
  • Educação em Valores: solução para a violência e a indisciplina na escola?
  • Conflitos entre alunos de 8 e 9 anos: causas, estratégias e finalizações
  • Educação Estética e prática docente: o exercício da sensibilidade e formação
  • Conflitos entre alunos de 13 e 14 anos: causas, estratégias e finalizações
  • Respeito, justiça e generosidade: valores morais e o protagonismo entre alunos para combater o bullying
  • Relação entre clima escolar e desempenho acadêmico
  • Crença de autoeficácia de estudantes para ajudar vítimas de agressão social e mecanismos de desengajamento moral para não as ajudar
  • A linguagem do educador: comunicação que aproxima
  • Potencialidade do texto literário para suscitar a reflexão acerca de temas difíceis
  • Reflexividade e prática docente: o que é isso, afinal?
  • Literatura e convivência ética: uma parceria de sucesso!
  • Convivência on-line: como educar de forma ética?”
  • As implicações legais da convivência on-line
  • A importância das práticas contra o racismo: ações institucionais e espaço para o diálogo entre os professores e alunos
  • A saúde mental das crianças e adolescentes
  • O ambiente universitário e os conflitos
  • Projeto e plano de convivência
  • O que move a vida de um adolescente hoje: reflexões sobre automutilação, depressão e suicídio
  • Os desafios da pós modernidade e as relações no ambiente privado X no público. Como lidar com o mundo virtual?
  • Refletindo sobre o uso precoce e exagerado de álcool entre os jovens: como reduzir danos?
  • Sociedade de Consumo: como educar crianças e adolescentes para essa realidade?
  • Falamos em crise de valores ou valores em crise? A educação no contexto atual!
  • As relações interpessoais no contexto escolar: o papel da escola na construção da personalidade ética
  • Clima escolar: uma visão panorâmica
  • Como fazer para que os alunos compreendam as regras
  • Como construir regras coletivamente? 

PARA EDUCADORES (professores, gestores, coordenadores e orientadores) e FUNCIONÁRIOS:

  • Quando as sanções geram obediência cega, rebeldia, cálculo de risco e ou conformismo. O que fazer?
  • Sujeitos heterônomos veem a regra a partir da autoridade?
  • Por que em algumas pessoas identificamos o predomínio de atitudes individualistas, injustas, desrespeitosas e que revelam pouca adesão aos valores morais?
  • Esses adolescentes de hoje podem sentir a necessidade das regras na escola?
  • E os elogios? Qual a sua função e consequências no processo de construção da personalidade ética? 
  • Problemas na comunicação: atitudes que interferem na relação professor e aluno
  • Como falar sem atacar a dignidade de uma criança ou adolescente, quando se faz necessário usar a autoridade?
  • Comunicação construtiva: como ela pode ser utilizada quando há um conflito?
  • Indisciplina na escola. Como isso acontece? Por que isso acontece? O que podemos fazer?
  • Em todas as escolas existe bullying?
  • Ações possíveis para combater o bullying na escola
  • Formas de convivências positivas que fomentam o valor da ajuda
  • Como os valores de paz, solidariedade, igualdade se relacionam com a escola? E os Direitos Humanos?
  • A experiência com as Equipes de Ajuda: mãos que acolhem
  • A importância da qualidade do clima na escola
  • Afinal, o que são (ou quem são??!!) os Direitos Humanos?
  • Discurso de ódio: e essa tal de liberdade de expressão?
  • Como podemos melhorar a relação família e escola?
  • Estratégias para garantir o direito à educação na perspectiva inclusiva
  • A Educação na perspectiva inclusiva
  • O que são valores? Onde e quando ocorrem? Todos possuem valores? De onde eles vêm?
  • As relações interpessoais em classes difíceis e não difíceis
  • Quando a convivência pede por cuidado: bullying e assédio moral em ambientes universitários
  • Violência doméstica e a vulnerabilidade das mulheres, crianças e adolescentes

PARA FAMILIARES:

  • Linchamento virtual e sexting: agressões virtuais que nossos jovens tem enfrentado atualmente. Como os pais podem intervir?
  • Como educar e proteger nossos filhos no mundo virtual?
  • As relações no ambiente privado X público –
    como lidar com o mundo virtual?
  • Onde começa e terminar a relação família-escola?
  • Quem educa em valores: a família ou a escola?
  • Convivência on-line: como educar de forma ética?”
  • As implicações legais da convivência on-line
  • A saúde mental das crianças e adolescentes
  • Família e escola: uma parceria que dá certo
  • O papel da família em relação ao comportamento do filho na escola
  • Os desafios da pós modernidade e as relações no ambiente privado X no público. Como lidar com o mundo virtual?
  • Sociedade de Consumo: como educar crianças e adolescentes para essa realidade?
  • Uma educação para a autonomia: refletindo sobre as relações entre os adultos e as crianças
  • Como falar para seu filho escutar na era do whatsapp? (Comunicação Construtiva)
  • Cyberbullying e os novos tipos de agressões virtuais: como os pais podem lidar com esses temas na educação dos jovens?
  • Quem nossos filhos admiram? As relações interpessoais na vida digital de nossas crianças
  • A difícil tarefa de ser pai e mãe: como educar os nossos filhos atualmente?
  • E quando nossos filhos têm conflitos? Como a família pode favorecer a assertividade nas relações
  • Refletindo sobre o uso precoce e exagerado de álcool entre os jovens: como reduzir danos?
  • Meu filho bate, meu filho apanha na escola. Como lidar com os conflitos interpessoais entre as crianças?
  • A construção de uma comunidade ética: dialogando com as famílias
  • Como falar para seu filho escutar? Os limites e o respeito entre pais e filhos
  • Pais Helicópteros ou Submarinos? Como promover uma educação elucidativa
  • Formando pais: a educação daqueles que educam
  • Os sinais de bullying e o olhar necessário da família
  • As relações interpessoais no contexto familiar: o papel da família na construção da personalidade ética 
  • A criança faz birra. O que fazer?
  • Regras e limites: como fazer para que as crianças e os adolescentes as compreendam e legitimem-nas?
  • Sanção por reciprocidade. O que é isso? 
  • Como falar sem atacar a dignidade de uma criança ou adolescente, quando se faz necessário usar a autoridade?

Estas são apenas algumas sugestões de temas. A Convivere Mais também prepara palestras personalizadas, que atendam às necessidades formativas de sua escola ou evento. Entre em contato para saber mais.

× Fale com a C+