contato@conviveremais.com.br

O Podcast # 08 – Meu filho levou uma mordida na escola

O Podcast # 08 – Meu filho levou uma mordida na escola

Neste 8º episódio, conversamos sobre como as crianças vivem os conflitos e como os adultos que as acompanham na escola e em casa podem contribuir no processo de desenvolvimento. A partir da chamada “Meu filho levou uma mordida na escola”, refletimos sobre essa temática que preocupa e incomoda tanto a escola quanto a família.

Quer saber mais sobre como as famílias e a escola podem atuar quando as “famosas mordidas” acontecem? Vem com a gente porque juntas e juntos somos MAIS e melhores!

Para ouvir online ou baixar:

 

 

Entre ou cadastre-se para baixar

Descrição

Você conhece alguma criança que mordeu ou foi mordida por outra criança? Como você se sentiu?

Neste 8º episódio, conversamos sobre como as crianças vivem os conflitos e como os adultos que as acompanham na escola e em casa podem contribuir no processo de desenvolvimento. Pensando nisso, a partir da chamada “Meu filho levou uma mordida na escola”, refletimos sobre essa temática que preocupa e incomoda tanto a escola quanto a família. Para contribuir com essa discussão, trouxemos o depoimento da Lucy (mãe de três meninos) e do Armando (pai de duas meninas); ambos vivenciaram a situação dos filhos serem mordidos e contam como se sentiram com isso. As contribuições teóricas são realizadas pela pesquisadora e consultora da Convivere Mais, Lívia Silva.

Quer saber mais sobre como as famílias e a escola podem atuar quando as “famosas mordidas” acontecem? Vem com a gente em 2021, porque juntas e juntos somos MAIS e melhores!!!

CONVIVERE+ CONVIDA

Nesse episódio recebemos a pesquisadora Lívia Ferreira da Silva, Doutora e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio de doutoramento na Universidade de Harvard. Especialista em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral. Atualmente integra o corpo docente do curso de pós-graduação em “As relações interpessoais na escola: das competências socioemocionais à personalidade ética”, pelo Instituto Vera Cruz, é orientadora educacional do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes e consultora da Convivere Mais.

CONVIVERE+ TEORIZA

As referências bibliográficas citadas neste episódio são:

ALMEIDA, M.T. Os conflitos entre alunos de 13 e 14 anos: causas, estratégias e finalizações. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

LICCIARDI, L.M.S. Investigando os conflitos entre as crianças na escola. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2010.

MARQUES, C.A.E. Os conflitos entre alunos de 11 e 12 anos: causas, estratégias e finalizações. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

SILVA, L.M.F. Os conflitos entre alunos de 8 e 9 anos: causas, estratégias e finalizações. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

VENEZIAN, J. de A; OLIVEIRA, B. R; ARAUJO, M. A. da C; O manejo da agressividade da criança: o que uma mordida quer dizer?. Ano 7. Col. LEPSI IP/FE-USP. 2009.

FALE COM A GENTE! Temos um canal exclusivo para ouvir você! Envie-nos um e-mail para opodcast@conviveremais.com.br, contando o que achou do episódio: o que foi positivo, o que podemos melhorar e outros temas que gostaria que debatêssemos.

Voltar para a biblioteca

× Fale com a C+