contato@conviveremais.com.br

O Podcast # 02 – A criança faz birra, o que fazer?

O Podcast # 02 – A criança faz birra, o que fazer?

EPISÓDIO #2 – A CRIANÇA FAZ BIRRA, O QUE FAZER?

Neste episódio vamos refletir sobre a seguinte indagação: “A criança faz birra, o que fazer?”.
A birra é um comportamento bastante conhecido pelas famílias e pela escola. Famosa não só pelo “constrangimento” que é gerado nas pessoas que presenciam a cena, mas também pela dúvida em como agir quando elas acontecem. E os adolescentes? Fazem birra? E a resposta é sim. Alguns jovens ainda utilizam deste comportamento para expressar sentimentos de descontentamento, irritação ou frustração. E nestes casos? O que fazer?

Para ouvir online ou baixar.

 

Entre ou cadastre-se para baixar

Descrição

EPISÓDIO #2 – A CRIANÇA FAZ BIRRA, O QUE FAZER?

Você já presenciou a cena de uma criança fazendo birra? E, aí? O que fazer?

A birra é um comportamento bastante conhecido pelas famílias e pela escola. Famosa não só pelo “constrangimento” que é gerado nas pessoas que presenciam a cena, mas também pela dúvida em como agir quando elas acontecem. E os adolescentes? Fazem birra? E a resposta é sim. Alguns jovens ainda utilizam deste comportamento para expressar sentimentos de descontentamento, irritação ou frustração. E nestes casos? O que fazer?

Atualmente, é possível encontrar recursos diversos, como livros de autoajuda, lives, programas de tv, séries e outros, que abordam a birra como um comportamento ruim e que pode ser “extinto”. Convidamos a todos à uma reflexão importante e muito pertinente: como a escola e a família podem ajudar crianças e adolescentes a desenvolver estratégias mais assertivas para resolver conflitos, expressar sentimentos e melhorar as relações, favorecendo a autonomia?

Para saber mais sobre esse comportamento e como a escola e a família podem atuar quando a criança e o adolescente fazem birra, ouça o segundo episódio do nosso podcast!

CONVIVERE+ CONVIDA

Nesse episódio contamos com a participação da psicóloga, mestre, doutoranda em educação e pesquisadora Mariana Tavares. Assim como nós, ela também integra o GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – UNICAMP/UNESP), e é consultora da C+. Expertise na relação família e escola, dedica-se aos estudos sobre os conflitos e a qualidade das intervenções.

CONVIVERE+ TEORIZA

As pesquisas citadas nesse episódio são:

LICCIARDI, L.M.S. Investigando os conflitos entre as crianças na escola. Campinas: UNICAMP, 2010. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2010.

MARQUES, C.A.E. Conflitos entre alunos de 11 e 12 anos: causas, estratégias e finalizações. Tese de Doutorado. Unicamp, Campinas, SP, 2015.

OLIVEIRA, M.T.A. Conflitos entre alunos de 13 e 14 anos: causas, estratégias e finalizações. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

SILVA, L.M.F. Conflitos entre alunos de 8 e 9 anos: causas, estratégias e finalizações. Tese de Doutorado. Unicamp, Campinas, SP, 2015.

VINHA, T. P.; BASSETO, C. R. C.; VICENTIN, M. R.; FERRARI; M. T. B. Supernanny e S.O.S. Babá: Um Olhar Construtivista sobre os Procedimentos Empregados. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 2, n. 3, Jan-Jul, p. 160-194, 2009. Disponível em http//: www.marilia.unesp.br/scheme. Acesso: 03 de set. de 2009.

VINHA, T. P.; LICCIARDI, L. M. Compreendendo e intervindo nos conflitos entre as crianças. GUIMARÃES, C. M.; REIS, P. G. R. (org.) Professores e infâncias: estudos e experiências. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2011, p. 29-57.

FALE COM A GENTE!

Temos um canal exclusivo para ouvir você! Envie-nos um email para opodcast@conviveremais.com.br  , contando o que achou do nosso primeiro episódio: o que foi positivo, o que podemos melhorar e outros temas que gostaria que debatêssemos.

 

Voltar para a biblioteca
× Fale com a C+