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Episódio 5 Inclusão: ações intencionais e o plano educacional individualizado

Educação Inclusiva

Episódio 5 Inclusão: ações intencionais e o plano educacional individualizado

Nas últimas décadas, vem aumentando significativamente as discussões a respeito da  educação inclusiva no Brasil. Nesta temporada do Convivere Flix, trouxemos pontos relevantes sobre esse tema. Uma pauta se faz necessária: as ações intencionais para o desenvolvimento dos estudantes considerados inclusão e o plano educacional individualizado.

No último episódio desta temporada, trazemos o tema ‘Inclusão: ações intencionais e o plano educacional individualizado (PEI)’. Propomos reflexões que nos farão buscar compreender a necessidade de ações intencionais que promovam o desenvolvimento dos alunos considerando suas particularidades. 

Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores.


Percurso do Convivere Flix:


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Vamos começar os estudos sobre educação inclusiva? 

Para isso, assista ao vídeo do papo do meio-dia realizado pela Convivere Mais em que Adriana Ramos conversa sobre esse tema com Valéria Amâncio, psicóloga escolar e mestre pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP). 

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada presencialmente ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Para provocar um processo reflexivo, sugerimos que, num primeiro momento, possa haver uma discussão em grupo para a compreensão do que os sujeitos já sabem sobre o assunto. Assim, é importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que a pessoa mediadora procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento das e dos participantes. Ao longo da atividade, é válido que sejam provocadas discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

A seguir, sugerimos algumas questões para encaminhar o diálogo: 

  • O que você sabe a respeito de ações intencionais para os alunos de inclusão?
  • E a respeito do plano educacional individualizado, o que você sabe?
  • Quais dúvidas o tema suscita?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam a respeito da relevância da inclusão escolar voltando o olhar para a necessidade de considerarmos as capacidades e habilidades de cada indivíduo para que possam ser planejadas ações intencionais e particulares a fim de que seu desenvolvimento seja mais eficaz.

SENTA PRA ESTUDAR

Após o levantamento de ideias sobre o tema, é importante compreender aspectos teóricos para embasar decisões e práticas na escola. Neste momento, indicamos uma leitura sobre o tema para fortalecer os estudos.

Oriente as e os integrantes para que organizem o ambiente onde vão estudar; separem um tempo para a leitura e o estudo do texto; façam anotações e marquem o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 5° episódio:

TANNÚS-VALADÃO, Gabriela; MENDES, Enicéia Gonçalves. Inclusão escolar e o planejamento educacional individualizado: estudo comparativo sobre práticas de planejamento em diferentes países. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/mJJDHWr3xyVzztRdVjdhJSg/ Acesso: 16 nov. 2023.

Clique aqui para baixar o texto em formato PDF.

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e sistematizar os principais pontos sobre o tema deste episódio.

Para isso, você deve entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

https://forms.gle/4hPaVAwaWokvW4Zm8

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade. 

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Agora que foi realizado o percurso de estudo e reflexão, propomos uma rotina de pensamento para encerrar a proposta do episódio.

Você conhece a ideia das rotinas de pensamento? As rotinas de pensamento são pequenos protocolos com propostas que ajudam a tornar o pensamento visível. Segundo Lencastre (2017, p. 8), “[…] trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Ao final desse episódio, propomos a rotina “O que eu pensava sobre? O que penso agora?”, que visa auxiliar-nos no aprofundamento das reflexões sobre o tema estudado. Organize suas ideias a partir da proposta a seguir e faça suas anotações pessoais. Esse momento será importante para a sistematização de suas reflexões e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica. 

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo:

Sobre “Educação inclusiva, ações intencionais para o desenvolvimento e planejamento educacional especializado”, antes eu pensava:

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Sobre “Educação inclusiva, ações intencionais para o desenvolvimento e planejamento educacional especializado” , agora eu penso:

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Dica especial

Muitas vezes, pais e responsáveis encontram dificuldade em conversar com seus filhos e filhas sobre colegas que sejam diferentes. Esse vídeo do Instagram nos traz importantes ideias para educarmos crianças anticapacitistas. A primeira delas é abordar as diversidades com naturalidade. Outro ponto a evidenciar é que podemos levar as diferenças para dentro de nossas casas. Veja o vídeo com dicas de como educar as crianças sobre esse tema no link:

https://www.instagram.com/reel/C0hmmK2Jqe-/?igshid=MzY1NDJmNzMyNQ==

para saber mais

PARA SABER MAIS…

COLI, Fernando Anthero Galvão; AMÂNCIO, Valéria. Estilos de Incluir: refletindo sobre os onze anos de trabalho do Grupo Ponte. In:  PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E TRANSMISSÃO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online […]. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100072&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 nov. 2023.

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Orientador: Cesar Augusto Amaral Nunes. 2017. 63 f. TCC (Graduação) — Cursto de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,, 2017. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/978557 Acesso: 24 jun.

2021.MANGAS, Catarina; SOUSA, Jenny; FREIRE, Carla (coord.). Percursos para uma educação inclusiva. Coimbra: Edições Almedina, 2021.

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