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Episódio 4: Conversando sobre transtornos de desenvolvimento infantil, adaptações e parcerias

Educação Inclusiva

Episódio 4: Conversando sobre transtornos de desenvolvimento infantil, adaptações e parcerias

A aprendizagem é um processo complexo e sofre a influência de muitos fatores. Uma somatória de fatores e aspectos fazem parte do processo de aprender.

No quarto episódio desta nova temporada, trazemos o tema ‘Conversando sobre transtornos de desenvolvimento infantil, adaptações e parcerias’. Apresentaremos reflexões sobre a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. 

Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores.


Percurso do Convivere Flix:


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Vamos começar os estudos sobre educação inclusiva? Para isso, assista o vídeo do papo do meio dia realizado pela Convivere Mais, em que Adriana Ramos, conversa sobre os transtornos de dificuldades no desenvolvimento infantil com a neuropsicopedagoga Ana Carolina Ferronato. No encontro elas também trataram da importância das adaptações ambientais e a parceria da escola com diversos profissionais.

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Para provocar um processo reflexivo, sugerimos que, num primeiro momento, possa haver uma discussão em grupo para a compreensão do que os sujeitos já sabem sobre o assunto. Assim, é importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento dos participantes. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

A seguir, sugerimos algumas questões para encaminhar o diálogo. 

  • O que você sabe a respeito dos transtornos de aprendizagem?
  • Que dificuldades são encontradas para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais?
  • O que você já sabe a respeito das adaptações ambientais para os alunos com necessidades educativas especiais?
  • Quais dúvidas o tema suscita?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam a respeito da relevância da inclusão escolar considerando as crianças e adolescentes que apresentam transtornos de dificuldades no desenvolvimento, a relevância das adaptações ambientais e a importância da parceria entre a escola e os diversos profissionais que atendam esses alunos.

SENTA PRA ESTUDAR

Após o levantamento de ideias sobre o tema, é importante compreender aspectos teóricos para embasar decisões e práticas na escola. Neste momento, indicamos uma leitura sobre o tema para fortalecer os estudos.

Oriente os integrantes para: organizar o ambiente onde vai estudar; tirar um tempo para a leitura e estudo do texto; fazer  anotações e marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 4° episódio:

LIMA, Frederico Santiago; MARTINS, Rosângela Pimentel. Adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais específicas e os desafios de sua operacionalização. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 42, 8 de novembro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/42/adaptacoes-curriculares-para-alunos-com-necessidades-educacionais-especificas-e-os-desafios-de-sua-operacionalizacao Acesso: out 2023.

Clique aqui para baixar o texto em formato PDF.

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso, você deve entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

link forms – https://forms.gle/nJFTKiAa64Cp2WiE8 

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade. 

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Agora que foi realizado o percurso de estudo e reflexão, propomos uma rotina de pensamento para encerrar a proposta do episódio.

Você conhece a ideia das rotinas de pensamento? As rotinas de pensamento são pequenos protocolos com propostas que ajudam a tornar o pensamento visível.  Segundo Lancaster (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Ao final desse primeiro episódio, propomos a rotina “Semáforo”, que visa auxiliar-nos no aprofundamento das reflexões sobre o tema estudado. Organize suas ideias a partir da proposta a seguir e faça suas anotações pessoais. Esse momento será importante para a sistematização de suas reflexões e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica. 

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo:

Preencha o semáforo conforme as orientações.

Vermelho: Indique uma ideia abordada que ainda te deixa com dúvida sobre o tema Educação inclusiva e transtornos de desenvolvimento, adaptações e parcerias.

Amarelo: Aponte o que você pode fazer para esclarecer sua dúvida e ampliar seu conhecimento sobre o tema Educação inclusiva e transtornos de desenvolvimento, adaptações e parcerias.

Verde: Escreva uma ideia que você aprendeu sobre o tema Educação inclusiva e transtornos de desenvolvimento, adaptações e parcerias.

A partir das ideias organizadas no Semáforo, escreva uma frase sobre o tema Educação inclusiva e transtornos de desenvolvimento, adaptações e parcerias.

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Dica especial

Muitas vezes, pais e responsáveis encontram dificuldade em conversar com seus filhos e filhas sobre colegas que sejam diferentes. Trazemos vídeo do Instagram que pode ser o provocador para discutir que ser diferente, ter alguma necessidade especial, não quer dizer que a pessoa seja doente ou que recebeu um castigo. Todos somos diferentes, temos fortalezas e limitações, e precisamos sempre provocar o respeito à diversidade. Veja o vídeo “Dicas de como educar uma criança capacitista” no link: https://www.instagram.com/p/CydpoagA9tD/

para saber mais

PARA SABER MAIS…

INSTITUTO ABCD, FMU, FIAMFAAM. Guia para escolas e universidades sobre autismo e outros transtornos de aprendizagem. Disponível em: https://www.dislexclub.com/guia-para-escolas-sobre-o-aluno-com-dislexia/#:~:text=Este%20guia%20tem%20como%20objetivo,este%20material%20%C3%A9%20t%C3%A3o%20importante. Acesso: 19 fev 2023.

DÖPFNER, Manfred; FRÖLICH, Jan; METTERNICH, Tanja W.. Como lidar com TDAH: Guia Prático Para Familiares, Professores e Jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: Hogrefe, 2016.

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1 Acesso: 24 jun. 2021.

LOWENTHAL, Rosane. Como lidar com o autismo: Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da educação e da saúde. São Paulo: Hogrefe, 2021.

NICO, Maria Ângela Nogueira; Gonçalves, Aurea M. Stavale. Como Lidar com a dislexia: Guia Prático Para Pacientes, Familiares e Profissionais da Educação e Saúde. São Paulo: Hogrefe, 2020.

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