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Episódio 4: Como formar uma Equipe de Ajuda para prevenção ao bullying

PRECISAMOS FALAR SOBRE BULLYING

Episódio 4: Como formar uma Equipe de Ajuda para prevenção ao bullying.

O tema bullying tem sido evidenciado no meio educacional. Nos primeiros episódios você conheceu as características que definem esse fenômeno, o papel dos sujeitos envolvidos direta ou indiretamente em situações de bullying, quem precisa de ajuda. Mas, além de entender esse fenômeno é necessário buscarmos por iniciativas que realmente acolham e tornem possível o encaminhamento de ações escolares.

Neste quarto e último episódio, abordaremos o tema ‘Como formar uma Equipe de Ajuda para prevenção ao bullying’. Trataremos da prevenção ao bullying a partir da organização de Equipes de Ajuda na escola, discutindo como se organiza na escola uma Equipe de Ajuda, um grupo de alunos e alunas que atuam formando uma rede de proteção aos colegas contra discriminação, violência e bullying. O Sistema de Apoio entre Iguais oferece apoio nos momentos de tristeza, isolamento ou dificuldade, tornando-se uma iniciativa que traz mais empatia e acolhimento para o ambiente escolar e ajuda a transformar as relações.

Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores.


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Para começar essa última parte de suas reflexões sobre o fenômeno bullying, assista o vídeo, em que Thais Bozza, da Convivere Mais, conversa no Papo do meio-dia e pouco, com sua convidada Sanderli Bomfim, pedagoga, mestra em Educação pela Unesp e mais uma integrante do Grupo Gepem. O encontro completo, você encontra disponível em:

https://www.instagram.com/p/CIGcTuRn1gQ/

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Num primeiro momento, é importante discutir o que o grupo já sabe e pensa sobre o assunto. É importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento de todos. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

Seguem algumas sugestões de questões para encaminhar a prosa. 

  • Você já conhecia ou ouviu falar na proposta de Equipes de Ajuda para a prevenção ao Bullying? Conte a respeito.
  • O que você pensa sobre os próprios alunos se tornarem pessoas de apoio para seus pares, ou seja, para os iguais?
  • Acredita-se que essa iniciativa possibilita maior empatia e acolhimento para o ambiente escolar e ajuda a transformar as relações. Qual sua opinião sobre essa ideia?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam sobre como podem inserir as ideias apresentadas sobre ‘as equipes de apoio’ em sua prática diária, buscando assim, contribuir com o trabalho preventivo ao bullying.

SENTA PRA ESTUDAR

Hora da Leitura

Acreditamos na importância da formação continuada da equipe pedagógica e da necessidade de embasarmos nossas práticas em estudos sólidos. Assim, depois de realizarmos as discussões iniciais, indicamos uma leitura  sobre o tema.

Oriente seu grupo para: 

  • tirar um tempinho para a leitura e estudo do texto;
  • organizar o ambiente onde vai estudar;
  • fazer  anotações, marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 4° episódio:

SOUZA, Raul Alves de. As formas de protagonismo e as Equipes de Ajuda como combate e prevenção às situações de bullying. In: ______. Quando a mão que acolhe é igual a minha: a ajuda em situações de (cyber)bullying entre adolescentes. Dissertação. UNESP. Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2019, p. 84-96.

Para baixar o texto: https://www.conviveremais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/CFlix-2a-temporada--episódio-4--equipes-de-ajuda.pdf

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso: entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

link forms –  https://forms.gle/gyJDb12mN8nhFsAj9

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade. 

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Para encerrar a proposta do episódio apresentamos uma “rotina de pensamento” que traz uma reflexão de maneira simples para iniciar a prática de tornar o pensamento visível. Segundo Lancaster sobre as rotinas de pensamento (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Trazemos a rotina: “Os 3 Porquês”, que visa motivar a investigar um novo assunto. Essa proposta ajuda a fazer conexões locais-globais e o sujeito a situar-se nelas. Organize suas ideias a partir das questões e responda-as. Esse momento será importante para o trabalho metacognitivo e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica. 

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo

Você deve ter percebido a relevância de estudar a respeito da formação das equipes de apoio para a prevenção do Bullying. Para encerrar essa atividade, preencha a rotina de pensamento ‘Os 3 Porquês’ procurando estabelecer relações entre as ideias discutidas e sua relevância para você, para as demais pessoas e para o país.

Por que essas reflexões sobre a formação das equipes de ajuda para a prevenção ao bullying são relevantes para mim?

Por que essas reflexões sobre a formação das equipes de ajuda para a prevenção ao bullying são relevantes para os educadores da minha escola? Por que essas reflexões sobre a formação das equipes de ajuda para a prevenção ao bullying são relevantes para os educadores de todo o Brasil?

convivere flix em açao

CONVIVERE FLIX EM AÇÃO

Nossa sugestão é uma nova Roda de Conversa com a equipe para sistematizar os estudos deste episódio! É importante que o grupo reflita, coletivamente, sobre os pontos da Rotina de Pensamento, e pense em como a Comunidade Escolar pode refletir e planejar ações de trabalho preventivo e interventivo sobre bullying.  Porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores: vem com a gente!

para saber mais

PARA SABER MAIS…

Teoria (livros e artigos científicos)

Teoria (livros e artigos científicos)

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017.

TOGNETTA, L.R.P.; DOMICIANO, C.A.; KATIUSKA, M.G.; ROSSI, R.; SAMPAIO, C.S.S. Um panorama geral da violência na escola… e o que se faz para combatê-la. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2010.

TOGNETTA, L.R.P. Violência na escola: os sinais de bullying e o olhar necessário aos sentimentos. In: PONTES, A.; LIMA, Valéria, V.S. Construindo saberes em educação. Porto Alegre: Zouk, 2005, p. 11-32.

TOGNETTA, L.R.P. (orgs). Passo a passo da implementação de um Sistema de Apoio entre Iguais: as equipes de ajuda. Coleção Retratos da convivência na escola. Americana/SP: Adonis, 2020.

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