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Episódio 3: Método de Preocupação Compartilhada: intervenção em casos de bullying

PRECISAMOS FALAR SOBRE BULLYING

Episódio 3 – Método de Preocupação Compartilhada: intervenção em casos de bullying.

Muito tem sido falado sobre bullying e a relevância da escola encaminhar ações para sua prevenção e intervenção. Você já pensou como deve ser a intervenção pensada para lidar com esse tipo de violência?  Quem precisa estar envolvido nas intervenções? O que é necessário para promover espaços de escuta e ações que não piorem ainda mais as situações?

Neste terceiro episódio abordaremos a respeito do ‘Método de Preocupação Compartilhada em casos de bullying’, refletindo sobre como a escola pode atuar quando há suspeita ou mesmo a confirmação de um caso de bullying. Apresentaremos o MPC – Método de Preocupação Compartilhada: suas etapas, cuidados e como fazer o acompanhamento de casos de bullying.

Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores.


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Para direcionar as reflexões sobre o ‘Método de Preocupação Compartilhada’, assista o vídeo, em que Thais Bozza, da Convivere Mais, conversa no Papo do meio-dia e pouco, com a convidada Darlene Ferraz Knoener, doutoranda em educação da Unesp. O encontro completo, você encontra disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLD4_f1vLkWH1-qzTEkubKVe2ioewqg-Cp

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Num primeiro momento, é importante discutir o que o grupo já sabe e pensa sobre o assunto. É importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento de todos. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

Seguem algumas sugestões de questões para encaminhar a conversa inicial. 

  • Por que não realizamos Mediação de Conflitos em situações de bullying ou suspeita de bullying?
  • Você conhece algum método ou estratégia para fazer intervenções em situações de bullying?
  • Alguém já ouviu falar no Método de Preocupação Compartilhada? Se sim, o que sabe a respeito?
  • Por que um método específico é importante para nortear as intervenções em situações de bullying ou suspeita de bullying?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam sobre como podem inserir as ideias apresentadas sobre as intervenções em sua prática diária, buscando assim, contribuir com o trabalho preventivo e a mediação de possíveis situações de bullying.

SENTA PRA ESTUDAR

Hora da Leitura

Acreditamos na importância da formação continuada da equipe pedagógica e da necessidade de embasarmos nossas práticas em estudos sólidos. Assim, depois de realizarmos as discussões iniciais, indicamos uma leitura  sobre o tema.

Oriente seu grupo para: 

  • tirar um tempinho para a leitura e estudo do texto;
  • organizar o ambiente onde vai estudar;
  • fazer  anotações, marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 3° episódio:

VERAS, D.R.P.; BOZZA, T. Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares. Revista Veras, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 268-292, julho-dezembro 2020.Disponível em: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/414

Acesso: 24 jul de 2022.

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso: entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

link forms –  https://forms.gle/8xeeMD9A7DXwevnE9

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade. 

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Para encerrar a proposta do episódio apresentamos uma “rotina de pensamento” que traz uma reflexão de maneira simples para iniciar a prática de tornar o pensamento visível.  Segundo Lancaster sobre as rotinas de pensamento (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Trazemos a rotina: “RELACIONE – AMPLIE – DESAFIE”, que visa auxiliar nas nossas reflexões sendo um exercício de metacognição. Essa proposta favorece sua autoavaliação e pode auxiliar a encaminhar ações que contribuam para ampliar seus conhecimentos sobre o tema. 

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo:

convivere flix em açao

CONVIVERE FLIX EM AÇÃO

Nossa sugestão é uma nova Roda de Conversa com a equipe para sistematizar os estudos deste episódio! É importante que o grupo reflita, coletivamente, sobre os pontos da Rotina de Pensamento, e pense em como a Comunidade Escolar pode refletir e planejar ações de trabalho preventivo e interventivo sobre bullying.  Porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores: vem com a gente!

para saber mais

PARA SABER MAIS…

Teoria (livros e artigos científicos)

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1 Acesso: 24 jun. 2021.

TOGNETTA, L.R.P. (orgs). Quando a preocupação é compartilhada: Intervenções aos casos de bullying. Coleção Retratos da convivência na escola. Americana/SP: Adonis, 2020.

TOGNETTA, L.R.P.; MARTÍNEZ, J.M.A.; ROSÁRIO, P. Bullying e suas dimensões psicológicas em adolescentes. International Journal of Developmental and Educational Psychology, INFAD Revista de Psicología, Nº1-Vol.7, 2014. Disponível em:  https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/800 Acesso: 16 mar. 2022.

TOGNETTA, L.R.P.; VINHA, T.P. Até quando? Bullying na escola que prega a inclusão social. Revista Educação (UFSM), Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 449-464, set./dez. 2010. Disponível em:  https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2354 Acesso: 16 mar. 2022.

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