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EPISÓDIO 3: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

A CULTURA DO DIÁLOGO NA ESCOLA

Episódio 3: Mediação de Conflitos

No episódio anterior, tratamos sobre conflitos interpessoais e discutimos que são importantes para o desenvolvimento. Neste terceiro episódio abordaremos o tema Mediação de Conflitos. Você já pensou que a forma como mediamos os problemas que surgem nas relações poderia fazer diferença na vida de nossos alunos? Alguma vez tinha ouvido falar sobre a mediação de conflitos? E sobre buscarmos promover uma cultura de paz nas escolas?

Vindo da área jurídica, a mediação de conflitos vem ganhando espaço no meio escolar, como ferramenta e estratégia para auxiliar nossos alunos a lidarem com os conflitos nos quais se envolvem, agindo de forma ativa na busca por soluções que promovam uma boa convivência. Vamos discutir que uma mediação pode ser bem conduzida evitando gerar outros problemas, bem como a relevância de olharmos para as relações de forma mais humanizada. 

Siga abaixo o percurso que a Convivere Mais preparou para este episódio. Bons estudos e vem com a gente! Porque juntas e juntos, somos MAIS e melhores!


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Para começar suas reflexões sobre Mediação de Conflitos, assista o vídeo, em que Adriana Ramos, da Convivere Mais, conversa no Papo do meio-dia e pouco, com a convidada, a professora Adriana Alvim, pedagoga, expertise em ouvidoria, mediação e meios adequados de solução de conflitos. O papo completo, você encontra disponível em https://www.instagram.com/tv/CECYoc7nSv7/

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Num primeiro momento, é importante discutir o que o grupo já sabe e pensa sobre o assunto. É importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento de todos. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

Seguem algumas sugestões de questões para encaminhar a prosa. 

  • Em que tipos de relações podem surgir os conflitos? 
  • Os conflitos são negativos? Ou o problema está na forma como lidamos com eles?
  • O que se pode entender por mediação de conflitos? Já participou de alguma?
  • Qual a importância da comunicação para realizar a mediação de conflitos? Qual seria o valor do diálogo para essa prática?
  • Em quais situações escolares podemos utilizar a mediação de conflitos? Conhecemos os princípios e objetivos dessa técnica? 
  • Você conhece alguma estratégia de mediação de conflito? O que é importante o educador ter clareza no momento da mediação?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam sobre como podem inserir as ideias apresentadas sobre mediação de conflitos em sua prática diária, buscando assim, contribuir com suas relações interpessoais na escola e com a construção de um ambiente mais cooperativo.

SENTA PRA ESTUDAR

Hora da Leitura

Acreditamos na importância da formação continuada da equipe pedagógica e da necessidade de embasarmos nossas práticas em estudos sólidos. Assim, depois de realizarmos as discussões iniciais, indicamos uma leitura sobre o tema.

Oriente seu grupo para: 

  • tirar um tempinho para a leitura e estudo do texto;
  • organizar o ambiente onde vai estudar;
  • fazer anotações, marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 3° episódio:

JÚNIOR, Ronan Ramos. Mediação escolar: uma solução para os conflitos? In: Revista AMAE Educando. Fundação AMAE para Educação e Cultura, nº 385, março/2012, p. 8-12.

Para baixar o texto: Texto_Mediação_Ronan Junior_2012 (1)

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e a sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso: acessar o link abaixo e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

https://docs.google.com/forms/d/1smJZUjNPapj0r5MRuGbwqNRhilgUUpb3wDuEuyodBR8/edit

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos,  retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade.

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Para encerrar a proposta do episódio apresentamos uma “rotina de pensamento” que traz uma reflexão de maneira simples para iniciar a prática de tornar o pensamento visível.  Segundo Lancaster sobre as rotinas de pensamento (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Trazemos a rotina: “Antes eu pensava, agora eu penso”, que visa auxiliar nas nossas reflexões e em exercício de metacognição. Essa proposta favorece tomar consciência do que pode ter mudado em seu pensamento após o contato com o conteúdo estudado. Organize suas ideias a partir da proposta a seguir e faça suas anotações pessoais. Esse momento será importante para sua autoavaliação e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica. 

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo

Reflita sobre os assuntos que você estudou e preencha as frases contemplando ideias que adquiriu sobre o tema mediação de conflitos na escola.

Antes eu pensava que…

Agora eu penso que…

convivere flix em açao

CONVIVERE FLIX EM AÇÃO

Para encerrarmos esse episódionossa sugestão é uma nova Roda de Conversa com a equipe para sistematizar os estudos sobre mediação de conflitos na escola! É importante que o grupo reflita, coletivamente, sobre os pontos da Rotina de Pensamento, e pense em como a Comunidade Escolar pode construir princípios e ações de trabalho para que a cultura do diálogo seja colocada em prática no dia-a-dia. Porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores: vem com a gente!

para saber mais

PARA SABER MAIS…

Teoria (livros e artigos científicos)

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1 Acesso: 24 jun de 2021.

CUNHA, P.; MONTEIRO, A.P. Epistemologia e prática da mediação: por uma cultura de paz. Arquivos brasileiros Psicologia. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 199-207. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1809-52672017000300014&lng=pt&nrm=iso Acesso: 13 set 2021.

Vídeo

Mediação de Conflitos: construindo a cultura do diálogo e da convivência ética, com Adriana Alvim Barreiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=shzMhuCl-Ec

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