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Episódio 3: Inclusão: Refletindo sobre a formação docente

Educação Inclusiva

Episódio 3: Inclusão: Refletindo sobre a formação docente

Quando os olhares se voltam aos desafios enfrentados pela educação no Brasil, nos deparamos com um aspecto de grande relevância: a formação dos docentes. Tal ponto não é diferente no que diz respeito à educação inclusiva.  

No terceiro episódio desta temporada, trazemos o tema “Refletindo sobre a formação docente”.  Trataremos da formação de professores para a promoção da verdadeira inclusão em nossas escolas.

Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores.


Percurso do Convivere Flix:


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Vamos dar continuidade aos estudos sobre educação inclusiva? 

Para isso, assista o vídeo do papo do meio dia realizado pela Convivere Mais, em que Adriana Ramos, conversa com Eduardo Peterle, vice-diretor do Colégio Rainha da Paz em São Paulo, sobre como a escola tem se organizado para a inclusão de todos os alunos no período de pandemia da Covid-19.

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Para provocar um processo reflexivo, sugerimos que, num primeiro momento, possa haver uma discussão em grupo para a compreensão do que os sujeitos já sabem sobre o assunto. Assim, é importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento dos participantes. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

A seguir, sugerimos algumas questões para encaminhar o diálogo. 

  • O que é relevante na formação do professor para que a educação inclusiva seja uma realidade?
  • Como deve ser organizado o currículo, o planejamento e a avaliação para que a inclusão seja realmente promovida?
  • Quais dúvidas o tema suscita?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam a respeito da relevância da inclusão escolar direcionando o olhar para as condições de formação e atuação dos docentes.

SENTA PRA ESTUDAR

Após o levantamento de ideias sobre o tema, é importante compreender aspectos teóricos para embasar decisões e práticas na escola. Neste momento, indicamos uma leitura sobre o tema para fortalecer os estudos.

Oriente os integrantes para: organizar o ambiente onde vai estudar; tirar um tempo para a leitura e estudo do texto; fazer  anotações e marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 3° episódio:

RODRIGUES, Davi. Desenvolver a educação inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional. Inclusão: R. Educ. esp., Brasília, v. 4, n. 2, p. 7-16, jul./out. 2008.

Clique aqui para baixar o texto.

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso, você deve entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

Link forms – https://forms.gle/xiQD4SMAvdegASmu7

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade. 

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Agora que foi realizado o percurso de estudo e reflexão, propomos uma rotina de pensamento para encerrar a proposta do episódio.

Você conhece a ideia das rotinas de pensamento? As rotinas de pensamento são pequenos protocolos com propostas que ajudam a tornar o pensamento visível.  Segundo Lancaster (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Ao final desse terceiro episódio, propomos a rotina “RELACIONE – AMPLIE – DESAFIE”, que visa auxiliar nas nossas reflexões sendo um exercício de metacognição. Essa proposta favorece sua autoavaliação e pode auxiliar a encaminhar ações que contribuam para ampliar seus conhecimentos sobre o tema.

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo:

para saber mais

PARA SABER MAIS…

RODRIGUES, Davi; LIMA-RODRIGUES, Luzia. Formação de Professores e Inclusão: como se reformam os reformadores? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 41-60, jul./set. 2011. 

Disponível em:  https://www.scielo.br/j/er/a/7Fm5pTfbN5j3QG6VRwSgZJM/?format=pdf&lang=pt  Acesso: 09 set. 2023.

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1 Acesso: 24 jun. 2021.

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