Educação Inclusiva
Episódio 2: Inclusão escolar e sua legislação
O direito de todos à educação, principalmente das pessoas com deficiência, tem sido pauta nas últimas décadas. Para garantir que esse direito realmente seja garantido a todos, indistintamente, leis foram sendo promulgadas, inclusive no Brasil.
No segundo episódio desta nova temporada, trazemos o tema ‘Inclusão escolar e sua legislação’, em que será compartilhado um pouco desse percurso inclusivo tanto no contexto social quanto no espaço escolar.
Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores.
Percurso do Convivere Flix:
DE OLHO NA TELA
Assista o vídeo
Vamos começar mais um momento de estudos sobre educação inclusiva?
Para isso, propomos que assistam um trecho do papo do meio dia realizado pela Convivere Mais, em que Adriana Ramos, conversa com Adriana Pagaime, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e da Faculdade de Educação da USP.
PROSEANDO
Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.
Para provocar um processo reflexivo, sugerimos que, num primeiro momento, possa haver uma discussão em grupo para a compreensão do que os sujeitos já sabem sobre o assunto. Assim, é importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento dos participantes. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.
A seguir, sugerimos algumas questões para encaminhar o diálogo.
- Por que há uma terminologia adequada para nos referirmos às pessoas com deficiência?
- O que você sabe a respeito da legislação brasileira sobre inclusão?
- O que você sabe a respeito do Atendimento Escolar Especializado?
- Quais dúvidas o tema suscita?
A escola como instituição social sempre teve que lidar com as diferenças humanas em seu interior. No entanto, a educação garantida a todos requer uma organização legal e um trabalho realmente coerente para garantir a inclusão. Sugerimos, que os educadores reflitam sobre a relevância e a legislação para realmente sermos capazes de promover uma educação inclusiva.
SENTA PRA ESTUDAR
Após o levantamento de ideias sobre o tema, é importante compreender aspectos teóricos para embasar decisões e práticas na escola. Neste momento, indicamos uma leitura sobre o tema para fortalecer os estudos.
Oriente os integrantes para: organizar o ambiente onde vai estudar; tirar um tempo para a leitura e estudo do texto; fazer anotações e marcar o que mais chamou sua atenção.
Leitura do texto teórico do 2° episódio:
GARCEZ, L. Políticas públicas na perspectiva da inclusão: uma questão de direitos humanos. Debates em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 01, 2012.
Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/553. Acesso em: 3 maio. 2023.
MÃOS À OBRA
Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.
Para isso, você deve entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.
Link forms – https://forms.gle/pwa8rDF5jyefqyj27
Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!
- Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
- Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
- Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade.
Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br
DE ONDE PARTIMOS…
PARA ONDE VAMOS?
Agora que foi realizado o percurso de estudo e reflexão, propomos uma rotina de pensamento para encerrar a proposta do episódio.
Você conhece a ideia das rotinas de pensamento? As rotinas de pensamento são pequenos protocolos com propostas que ajudam a tornar o pensamento visível. Segundo Lancaster (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.
Ao final do segundo episódio, propomos a rotina “Sentença – Frase – Palavra”, que visa auxiliar-nos na organização de suas ideias e sistematização sobre o tema estudado. Organize suas ideias a partir da proposta a seguir e faça suas anotações pessoais. Esse momento será importante para a sistematização de suas reflexões e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica.
Para responder individualmente e depois refletir com o grupo:
PARA SABER MAIS…
LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1 Acesso: 24 jun. 2021.
Mazzotta, M.J.S.; SOUSA, S.M.Z.L. Inclusão escolar e educação especial: considerações sobre a política educacional brasileira. Estilos Clínica; Dezembro 2000, v.5, p.96-108. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/estic/v5n9/_07.pdf Acesso: 03 mai 2023.
NORONHA, E.G.; PINTO, C.L. Educação especial e educação inclusiva: aproximações e convergências. 1ª Semana de Pedagogia da Católica. Anais. Uberlândia: Faculdade Católica de Uberlândia, 2011. Disponível em: educação especial e educação inclusiva: aproximações e convergências
Acesso: 03 mai 2023.