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Episódio 2: Conflitos Interpessoais

A CULTURA DO DIÁLOGO NA ESCOLA

Episódio 2: Conflitos Interpessoais

Alguma vez você já ouviu falar que os conflitos que vivemos são importantes para nossa aprendizagem? Como podemos intervir e mediar os conflitos que surgem na convivência escolar de forma que promovam o desenvolvimento dos alunos? Nossa concepção sobre conflitos interfere no tipo de ambiente que oferecemos em nossa sala de aula?

Neste segundo episódio abordaremos o tema Conflitos Interpessoais. Vamos comparar a visão tradicional dos conflitos com a perspectiva construtivista, refletindo sobre como a concepção do educador pode interferir nas intervenções que ele utiliza para resolver os problemas que surgem naturalmente no cotidiano escolar.

 Siga abaixo o percurso que a Convivere Mais preparou para este episódio. Bons estudos e vem com a gente! Porque juntas e juntos, somos MAIS e melhores!


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Para começar suas reflexões sobre Conflitos Interpessoais, assista o vídeo em que Adriana Ramos, da Convivere Mais, conversa no Papo do meio-dia e pouco, com a convidada Lívia Silva, pedagoga, doutora em educação pela Unicamp e orientadora educacional do Colégio Bandeirantes/SP. O encontro completo, você encontra disponível em https://www.instagram.com/tv/CDmD2prnOGY/

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Num primeiro momento, é importante discutir o que o grupo já sabe e pensa sobre o assunto. É importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento de todos. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

Seguem algumas sugestões de questões para encaminhar a prosa. 

  • Alguma vez você já tinha ouvido falar sobre conflitos nessa perspectiva, ou seja, de que eles são naturais e não devem ser vistos como algo que deve ser evitado nas relações?
  • Você acredita que os conflitos podem ser considerados importantes nos processos de aprendizagem de valores?
  • Você imaginava que é possível aprender estratégias para resolver conflitos?
  • Quais os tipos de conflitos mais comuns que encontra no dia-a-dia na sua escola? Como você costuma lidar com eles?
  • Das informações apresentadas no vídeo, o que mais chamou sua atenção?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam sobre como podem inserir as ideias apresentadas sobre comunicação construtiva (Episódio 1) em sua prática diária, buscando assim, contribuir para que as relações interpessoais na escola sejam mais positivas  e com a construção de um ambiente mais cooperativo.

SENTA PRA ESTUDAR

Hora da Leitura

Acreditamos na importância da formação continuada da equipe pedagógica e da necessidade de embasarmos nossas práticas em estudos sólidos. Assim, depois de realizarmos as discussões iniciais, indicamos uma leitura sobre o tema.

Oriente seu grupo para: 

  • tirar um tempinho para a leitura e estudo do texto;
  • organizar o ambiente onde vai estudar;
  • fazer  anotações, marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 2° episódio:

VINHA, Telma. O processo de resolução de conflitos interpessoais na escola autocrática e democrática. In: Revista da Faculdade Adventista da Bahia ‘Formadores: Vivências e Estudos’, Cachoeira, v.1, n°1, 2004. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1pxt3zva02F195ITT5O11l2_9BpgsiGIF/view?usp=sharing

 

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e a sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso: entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

link forms –  https://forms.gle/gQavGWCJjeF7Mxi48

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade. 

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Seguimos com a  proposta de uma “rotina de pensamento”, que traz uma reflexão de maneira simples para iniciar a prática de tornar o pensamento visível.  Segundo Lancaster sobre as rotinas de pensamento (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Trazemos a rotina: Sentença/Frase/Palavra, que visa auxiliar-nos no aprofundamento das reflexões sobre o tema estudado. Organize suas ideias a partir da proposta a seguir e faça suas anotações pessoais. Esse momento será importante para sua autoavaliação e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica. 

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo:

1° passo: Elabore uma pequena sentença sobre o tema estudado: conflitos interpessoais.

2° passo: Selecione e destaque, na sentença que você produziu, uma frase que considere significativa.

3° passo: Na frase que você selecionou, escolha uma palavra representativa sobre o tema e circule-a.

convivere flix em açao

CONVIVERE FLIX EM AÇÃO

Para encerrarmos esse episódionossa sugestão é uma nova Roda de Conversa com a equipe para sistematizar os estudos sobre os conflitos interpessoais na escola! É importante que o grupo reflita, coletivamente, sobre os pontos da Rotina de Pensamento, e pense em como a Comunidade Escolar pode construir princípios e ações de trabalho para que a cultura do diálogo seja colocada em prática no dia-a-dia. Porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores: vem com a gente!

para saber mais

PARA SABER MAIS…

Teoria (livros e artigos científicos)

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1 Acesso: 24 jun de 2021.

LICCIARDI, Lívia Maria Silva. Investigando os conflitos entre as crianças na escola. 2010. 221 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1P_MC2uGGdfEPbnT6A9guvmKsyL8XQuWH/view?usp=sharing.

MARQUES, Carolina de Aragão Escher. Conflitos entre alunos de 11 e 12 anos: causas, estratégias e finalizações. 2015. 226 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1MkdbMKhDqI9hqHsDL2Gn7eh0MXFyN9nb/view?usp=sharing

OLIVEIRA, Mariana Tavares Almeida. Conflitos entre alunos de 13 e 14 anos: causas, estratégias e finalizações. 2015. 247 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1DjYtDRK11j4_-wgBMcU3gRbiW5aqTx5L/view?usp=sharing

SILVA, Lívia Maria Ferreira da. Conflitos entre alunos de 8 e 9 anos: causas, estratégias e finalizações. 2014. 233 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1j9KtaC0gINqgTF8nqFCWcVCuO-j9KDF3/view?usp=sharing

TOGNETTA, L.R.P.; VINHA, T.P. (orgs) Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade? Contribuições da Psicologia. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

VINHA, T. P.; TOGNETTA, L. R. P.  A construção da autonomia moral na escola: a intervenção nos conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE: formação de professores. Curitiba: 2008, v. 1. p. 1-13. Disponível em:  https://drive.google.com/file/d/1oyRaoiKOXwNLeUHtaXpJMpCykPT1GMos/view?usp=sharing

Artigos em revistas

SILVA, L.M.F.S; VINHA, T.P. Os conflitos entre alunos de 8 e 9 anos: a provocação e a reação ao comportamento perturbador. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.3, p. 1901-1918, jul-set/2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10368/6771

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