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EPISÓDIO 2: COMO CONSTRUIR UM PROJETO ANTIBULLYING

PRECISAMOS FALAR SOBRE BULLYING

Episódio 2: Como construir um projeto antibullying

Com certeza você já ouviu falar sobre a lei antibullying. Conhecemos a lei e o que determina? Quais são as características desse fenômeno? Como construir um projeto antibullying? O que é indispensável saber sobre o assunto? 

Neste segundo episódio abordaremos o tema ‘Como construir um projeto antibullying’.  Trataremos a respeito da lei antibullying, a importância de estudarmos o tema e suas particularidades, o papel das ações de prevenção (conscientização) e de intervenção (quando um caso é detectado).

Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores.


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Para dar continuidade às suas reflexões sobre o fenômeno bullying, assista o vídeo, em que Soraia Campos, da Convivere Mais, conversa no Papo do meio-dia e pouco, com o convidada Luciana Zobel Lapa, mestra em educação pela Unesp/Araraquara, integrante do GEPEM e vice-diretora do Colégio Móbile Integral em SP. 

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Num primeiro momento, é importante discutir o que o grupo já sabe e pensa sobre o assunto. É importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento de todos. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

Seguem algumas sugestões de questões para encaminhar a prosa. 

  • O que você sabe a respeito da lei antibullying?
  • Você conhece as principais características do fenômeno bullying e seus personagens?
  • Sua escola tem ações de prevenção ou intervenção para situações de bullying? Qual a diferença entre ações de prevenção e intervenção?
  • O que você considera ser importante na construção de um projeto antibullying?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam sobre como podem inserir ações na rotina que promovam um trabalho preventivo na escola e a intervenção em possíveis situações de bullying.

SENTA PRA ESTUDAR

Hora da Leitura

Acreditamos na importância da formação continuada da equipe pedagógica e da necessidade de embasarmos nossas práticas em estudos sólidos. Assim, depois de realizarmos as discussões iniciais, indicamos uma leitura  sobre o tema.

Oriente seu grupo para:

  • tirar um tempinho para a leitura e estudo do texto;
  • organizar o ambiente onde vai estudar;
  • fazer  anotações, marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 2° episódio:

TOGNETTA, L.R.P.; VINHA, T.,P. Estamos em conflito, eu comigo e com você: uma reflexão sobre o bullying e suas causas afetivas. In: CUNHA, J.L.; DANI, L.S.C.: Escola, conflitos e violências. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2008, p.199-246.

Para baixar o texto: https://www.conviveremais.com.br/wp-content/uploads/2022/06/CFlix-T2-episódio-2-Bullying-Estamos-em-conflito-1.pdf

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso: entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

link forms –  https://forms.gle/i7W6r4EWNJW6DMtF7

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade. 

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Para encerrar a proposta do episódio apresentamos uma “rotina de pensamento” que traz uma reflexão de maneira simples para iniciar a prática de tornar o pensamento visível.  Segundo Lancaster sobre as rotinas de pensamento (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Para esse episódio, propomos a rotina: Sentença/Frase/Palavra, que visa auxiliar-nos no aprofundamento das reflexões sobre o tema estudado. Organize suas ideias a partir da proposta a seguir e faça suas anotações pessoais. Esse momento será importante para sua autoavaliação e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica. 

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo:

1° passo: Elabore uma pequena sentença sobre o tema estudado: Bullying e projeto antibullying.

2° passo: Selecione e destaque, na sentença que você produziu, uma frase que considere significativa.

3° passo: Na frase que você selecionou, escolha uma palavra representativa sobre o tema e circule-a. Sugestão: propor uma nuvem de palavras. Pode ser usado o recurso no site www.mentimeter.com.

convivere flix em açao

CONVIVERE FLIX EM AÇÃO

Nossa sugestão é uma nova Roda de Conversa com a equipe para sistematizar os estudos deste episódio! É importante que o grupo reflita, coletivamente, sobre os pontos da Rotina de Pensamento, e pense em como a Comunidade Escolar pode construir um projeto antibullying. Porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores: vem com a gente!

para saber mais

PARA SABER MAIS…

Teoria (livros e artigos científicos):

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1 Acesso: 24 jun. 2021.

MARTÍNEZ, J.M.A. Bullying: guia para educadores. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2013.

TOGNETTA, L.R.P.; VINHA, T.P.; BOZZA, T.L. Esses adolescentes de hoje… convivem com Bullying na escola? In:  TOGNETTA, L.R.P.; VICENTIN, V.F. Esses adolescentes de hoje… O desafio de educar moralmente para que a convivência na escola seja um valor. Americana/SP: Adonis, 2014, p. 199-233.

TOGNETTA, L.R.P. (orgs). Bullying e convivência em tempos de escola sem paredes: a formação para a convivência. Coleção Retratos da convivência na escola. Americana/SP: Adonis, 2020.

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