contato@conviveremais.com.br

EPISÓDIO 1: O QUE É BULLYING?

PRECISAMOS FALAR SOBRE BULLYING

Episódio 1: O que é Bullying?

Com certeza você já ouviu falar sobre bullying. Mas, pensou quais são as características que definem esse fenômeno?  Qual o papel dos sujeitos envolvidos direta ou indiretamente em situações de bullying? O que leva uma criança ou adolescente a intimidar colegas? Será que devemos pensar em ajudar apenas quem é alvo?

Neste primeiro episódio abordaremos o tema ‘O que é bullying?’. Apresentaremos as principais características para compreender o fenômeno, os personagens envolvidos, bem como a necessidade de agirmos de forma intencional para sua prevenção e contenção no espaço escolar.

Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores.


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Para começar suas reflexões sobre o fenômeno bullying, assista o vídeo, em que Adriana Ramos, da Convivere Mais, conversa no Papo do meio-dia e pouco, com o convidado Raul Alves, pedagogo, doutorando em educação pela Unesp. O encontro completo, você encontra disponível em:

https://www.instagram.com/p/CHIrsxjn_u-/

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Num primeiro momento, é importante discutir o que o grupo já sabe e pensa sobre o assunto. É importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento de todos. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

Seguem algumas sugestões de questões para encaminhar a prosa. 

  • Como podemos definir o fenômeno bullying? 
  • Você já pensou quais os personagens que se envolvem em situações de bullying? Qual deles demonstra precisar de ajuda?
  • Quais as consequências para a vida de uma pessoa que sofre bullying?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam sobre como podem inserir as ideias apresentadas sobre ‘o que é bullying’ em sua prática diária, buscando assim, contribuir com o trabalho preventivo e a mediação de possíveis situações de bullying.

SENTA PRA ESTUDAR

Hora da Leitura

Acreditamos na importância da formação continuada da equipe pedagógica e da necessidade de embasarmos nossas práticas em estudos sólidos. Assim, depois de realizarmos as discussões iniciais, indicamos uma leitura  sobre o tema.

Oriente seu grupo para: 

  • tirar um tempinho para a leitura e estudo do texto;
  • organizar o ambiente onde vai estudar;
  • fazer  anotações, marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 1° episódio:

TOGNETTA, L.R.P. Vencer o Bullying escolar: o desafio de quem se responsabiliza por educar moralmente. In: TOGNETTA, L.R.P.; VINHA, T.P. (orgs) É possível superar a violência na escola?: construindo caminhos pela formação moral. São Paulo: Editora do Brasil, 2012, p. 98 – 115.

Para baixar o texto: https://www.conviveremais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CFlix-2-Bullying-texto-Ep-1-Vencer-o-bullying-escolar.pdf

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso: entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

link forms –  https://forms.gle/J2hDeKMP8GLN7K8q8

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade. 

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Como proposta para encerrar os estudos do episódio apresentamos uma “rotina de pensamento” que traz uma reflexão de maneira simples para iniciar a prática de tornar o pensamento visível. Segundo Lancaster sobre as rotinas de pensamento (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Para o episódio 1, propomos a rotina: “Antes eu pensava… agora eu penso…”, que visa auxiliar as reflexões e ser um exercício de metacognição. Tal rotina favorece a tomada de consciência do que pode ter mudado no pensamento após o contato com o conteúdo estudado. Cada participante deve organizar suas ideias a partir da proposta a seguir e fazer anotações pessoais. Esse momento será importante para a autoavaliação e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com a prática pedagógica.

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo

Reflita sobre os assuntos que você estudou e preencha as frases contemplando ideias que adquiriu sobre o tema ‘o que é bullying’.

Antes eu pensava que…

______________________________________________________________________________

Agora eu penso que…

______________________________________________________________________________

convivere flix em açao

CONVIVERE FLIX EM AÇÃO

Nossa sugestão é uma nova Roda de Conversa com a equipe para sistematizar os estudos deste episódio! É importante que o grupo reflita, coletivamente, sobre os pontos da Rotina de Pensamento, e pense em como a Comunidade Escolar pode refletir e planejar ações de trabalho preventivo e interventivo sobre bullying.  Porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores: vem com a gente!

para saber mais

PARA SABER MAIS…

Teoria (livros e artigos científicos):

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1 Acesso: 24 jun. 2021.

TOGNETTA, L.R.P.; KNOENER, D.F.; BONFIM, S.A.B.; DE NADAI, S.T. Bullying e Cyberbullying: quando os valores morais nos faltam e a convivência se estremece. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.3, p. 1880-1900, jul-set/2017. Disponível em:  https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10036 Acesso: 15 mar.  2022.

TOGNETTA, L.R.P.; VINHA, T.P. Estamos em conflito, eu comigo e com você: uma reflexão sobre o bullying e suas causas afetivas. In: CUNHA, J.L.; DANI, L.S.C. (orgs): Escola, conflitos e violências. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2008, p.199-246.

TOGNETTA, L.R.P.; VINHA, T.P.; BOZZA, T.L. Esses adolescentes de hoje… convivem com Bullying na escola? In:  TOGNETTA, L.R.P.; VICENTIN, V.F. Esses adolescentes de hoje… O desafio de educar moralmente para que a convivência na escola seja um valor. Americana/SP: Adonis, 2014, p. 199-233.

Ficou com dúvidas? Fale com a gente!
Email: contato@conviveremais.com.br
× Fale com a C+