contato@conviveremais.com.br

Episódio 1 – Educação inclusiva: Qual o papel da escola?

Educação Inclusiva

Episódio 1 – Educação inclusiva: Qual o papel da escola?

Há alguns anos o tema da inclusão vem sendo pauta da educação no Brasil e no mundo. O que sabemos sobre educação inclusiva? O que significa incluir alguém com necessidades diferentes no contexto educacional? Será que isso pode ser possível? Como? 

No primeiro episódio desta nova temporada, apresentamos o tema ‘Educação inclusiva: Qual o papel da escola?’. Traremos reflexões que nos farão buscar compreender o verdadeiro sentido da inclusão social e educativa. A inclusão será tratada como um instrumento de luta contra a desigualdade  e veremos aspectos necessários para que a exclusão seja vencida.

Vem com a gente, porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores!


Percurso do Convivere Flix:


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Vamos começar os estudos sobre educação inclusiva? Para isso, assista o vídeo da live internacional realizada pela Convivere Mais, em que Adriana Ramos conversa sobre esse tema tão relevante com David Rodrigues, uma das maiores autoridades do mundo na área da educação inclusiva e Luzia Lima-Rodriges, pós-doutora em terapias expressivas e educação inclusiva, ambos da Universidade de Lisboa, em Portugal.

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Para provocar um processo reflexivo, sugerimos que, num primeiro momento, possa haver uma discussão em grupo para a compreensão do que os sujeitos já sabem sobre o assunto. Assim, é importante ser criado um espaço onde todos possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento dos participantes. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

A seguir, sugerimos algumas questões para encaminhar o diálogo. 

  • O que vocês sabem a respeito do tema educação inclusiva?
  • Para vocês, o que significa inclusão social? E inclusão educativa?
  • Quais dúvidas têm sobre o tema?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam a respeito da relevância de uma educação para todos que realmente promova a inclusão escolar. Tornando-se um processo ambíguo, faz-se necessário conhecer seu contexto, os benefícios e as limitações para que possamos desconstruir antigos paradigmas e caminhar na direção de uma nova realidade. Vamos lá!

SENTA PRA ESTUDAR

Após o levantamento de ideias sobre o tema, é importante compreender aspectos teóricos para embasar decisões e práticas na escola. Neste momento, indicamos uma leitura sobre o tema para fortalecer os estudos.

Oriente os integrantes para: organizar o ambiente onde vai estudar; tirar um tempo para a leitura e estudo do texto; fazer  anotações e marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 1° episódio:

RODRIGUES, David. Rumo a uma educação mais inclusiva. In: LIMA-RODRIGUES, Luzia (orgs). Percursos de educação inclusiva em Portugal: dez estudos de caso. Fórum de Estudos em Educação Inclusiva – Faculdade de Motricidade Humana. Portugal, 2007, p. 21-33.

Para baixar o texto, clique aqui.

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso, você deve entrar no link e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

Link forms – https://forms.gle/WigUH69yRoJqP2ux7

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade. 

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Agora que foi realizado o percurso de estudo e reflexão, propomos uma rotina de pensamento para encerrar a proposta do episódio.

Você conhece a ideia das rotinas de pensamento? As rotinas de pensamento são pequenos protocolos com propostas que ajudam a tornar o pensamento visível.  Segundo Lancaster (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Ao final desse primeiro episódio, propomos a rotina “O que eu pensava sobre? O que penso agora?”, que visa auxiliar-nos no aprofundamento das reflexões sobre o tema estudado. Organize suas ideias a partir da proposta a seguir e faça suas anotações pessoais. Esse momento será importante para a sistematização de suas reflexões e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica. 

Ao final desse primeiro episódio, propomos a rotina “O que eu pensava sobre? O que penso agora?”, que visa auxiliar-nos no aprofundamento das reflexões sobre o tema estudado. Organize suas ideias a partir da proposta a seguir e faça suas anotações pessoais. Esse momento será importante para a sistematização de suas reflexões e para o encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica. 

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo:

“Antes de realizar esse percurso sobre educação inclusiva, eu pensava que…”

“Agora, depois de realizar esse percurso sobre educação inclusiva, eu penso que…”

para saber mais

PARA SABER MAIS…

Comunidade Aprender Criança. Cartilha da Inclusão Escolar: inclusão baseada em evidências científicas. Ed. Instituto Glia, 2014. Disponível em: https://iparadigma.org.br/biblioteca/educacao-inclusiva-cartilha-da-inclusao-escolar/  Acesso: 12 fev 2023.

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1 Acesso: 24 jun. 2021.

RODRIGUES, David. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e educação: Doze olhares sobre a educação inclusiva. Resenha. In: Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG, 31 (2): 291-299, jul./dez. 2006, p.291-299.

Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1261/1291  Acesso: 12 fev 2023.

VALLE, Luísa Elena L. R. (orgs) Redescobrindo a aprendizagem e a inclusão: novas propostas para uma educação para todos. 2022. E-book.

Ficou com dúvidas? Fale com a gente!

Email: contato@conviveremais.com.br

Whatsapp: (19)33251986

× Fale com a C+