contato@conviveremais.com.br

Episódio 1: Comunicação Construtiva

A CULTURA DO DIÁLOGO NA ESCOLA

Episódio 1: Comunicação Construtiva

Você já pensou que nossas palavras podem gerar variadas emoções nos ouvintes? Como podemos emitir falas que ajudem na conexão entre quem fala e quem escuta? Será que é possível aprendermos técnicas que nos ajudem a praticar uma comunicação mais eficaz em nossas relações?

Neste primeiro episódio abordamos o tema Comunicação Construtiva. As palavras que usamos podem influenciar, de forma positiva ou negativa, em nossas relações interpessoais. Vamos refletir sobre os tipos de linguagem e suas consequências, além de apresentar técnicas que podem auxiliar a interlocução necessária para se promover uma comunicação realmente construtiva.

Siga abaixo o percurso que a Convivere Mais preparou para este episódio. Bons estudos e vem com a gente! Porque juntas e juntos, somos MAIS e melhores!


DE OLHO NA TELA

Assista o vídeo

Para começar suas reflexões sobre Comunicação Construtiva, assista o vídeo, em que Thais Bozza, da Convivere Mais, conversa no Papo do meio-dia e pouco, com a convidada Carolina Aragão, psicóloga, doutora em educação pela Unicamp e orientadora educacional do Colégio Bandeirantes/SP. O encontro completo, você encontra disponível em https://www.instagram.com/tv/CDwU_D4nH9Z/

PROSEANDO

Após a exibição do vídeo, propomos a organização de um espaço de diálogo entre os participantes. Tal atividade poderá ser realizada no presencial ou por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Zoom, Teams, entre outras.

Num primeiro momento, é importante discutir o que o grupo já sabe e pensa sobre o assunto. É importante ser criado um espaço onde todos e todas possam socializar suas ideias e opiniões. Torna-se relevante que o mediador procure encaminhar as discussões buscando promover a participação e o envolvimento de todos. Ao longo da atividade, é válido que ele provoque as discussões fazendo questionamentos e dando oportunidade para que os participantes expliquem o que pensam.

Seguem algumas sugestões de questões para encaminhar a prosa. 

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre o tema? O quê?
  • De que forma você costuma cuidar das palavras que usa para se comunicar com as pessoas com as quais convive?
  • Vamos pensar em palavras que podem favorecer nossa conexão com as pessoas?
  • Qual o trecho do vídeo que mais lhe chamou a atenção? Justifique.
  • Será que é possível mudarmos a nossa forma de comunicação? Por que isso é importante?

Em seguida, sugerimos que os educadores discutam sobre como podem inserir as ideias apresentadas sobre comunicação construtiva em sua prática diária, buscando assim, contribuir com suas relações interpessoais na escola e com a construção de um Ambiente socioemocional mais cooperativo.

SENTA PRA ESTUDAR

Acreditamos na importância da formação continuada da equipe pedagógica e da necessidade de embasarmos nossas práticas em estudos sólidos. Assim, depois de realizarmos as discussões iniciais, indicamos uma leitura sobre o tema.

Oriente seu grupo para: 

  • tirar um tempinho para a leitura e estudo do texto;
  • organizar o ambiente onde vai estudar;
  • fazer anotações, marcar o que mais chamou sua atenção. 

Leitura do texto teórico do 1° episódio: VINHA, Telma Pileggi. A linguagem do educador. In: O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercado de Letras. São Paulo: FAPESP, 2000, p. 263-329.

Para baixar o texto: https://www.conviveremais.com.br/produto/o-educador-e-a-moralidade-infantil-uma-visao-construtivista/

MÃOS À OBRA

Preparamos uma atividade para ajudar a retomar e a sistematizar os principais pontos sobre o tema desse episódio.

Para isso: entrar no link abaixo e responder ao formulário. Quando terminar, clique em ‘ver precisão’ para ter acesso ao gabarito e seus resultados.

https://forms.gle/HVhXgsVnUsytXk1a9

Fique de olho no desempenho e siga nossas dicas!

  • Se você acertou a maioria das questões, compartilhe essa ideia! Comece a praticar com as pessoas de sua convivência.
  • Se você acertou apenas uma parte das questões, sugerimos que amplie seus conhecimentos, retomando a leitura indicada.
  • Se você acertou apenas 1 ou 2 questões, seria importante assistir a live completa, retomar a leitura e refazer a atividade. 

Em caso de dúvida, fale conosco através do: contato@conviveremais.com.br

DE ONDE PARTIMOS…

PARA ONDE VAMOS?

Para encerrar a proposta do episódio apresentamos uma “rotina de pensamento” que traz uma reflexão de maneira simples para iniciar a prática de tornar o pensamento visível.  Segundo Lancaster sobre as rotinas de pensamento (2017, p. 8), “trata-se de pequenos protocolos ou sequências de passos com simples perguntas, que convidam os alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores e, assim, criarem o hábito de questionar, debater e refletir sobre suas ideias e a dos outros”.

Finalizando os estudos desse tema trazemos a rotina: Conectar/Ampliar/Desafiar, que visa auxiliar-nos a fazer conexões, identificar novas ideias e levantar questões. Preencha sua rotina de pensamento. Esse momento será importante para sua autoavaliação, suas reflexões e encaminhamento de ações que possam contribuir com sua prática pedagógica.

Para responder individualmente e depois refletir com o grupo:

Conectar – Quais conexões você pode fazer entre as novas ideias sobre Comunicação Construtiva e o que você já conhecia sobre o tema?

Ampliar – De que forma esses estudos fizeram com que seus pensamentos se ampliassem em novas direções?

Desafiar – Quais novos desafios ou questões você acredita que surgirão diante da tentativa de realizar uma comunicação mais construtiva em suas relações na escola?

convivere flix em açao

CONVIVERE FLIX EM AÇÃO

Nossa sugestão é uma nova Roda de Conversa com a equipe para sistematizar os estudos deste episódio! É importante que o grupo reflita, coletivamente, sobre os pontos da Rotina de Pensamento, e pense em como a Comunidade Escolar pode construir princípios e ações de trabalho para que a cultura do diálogo seja colocada em prática no dia a dia!!!

Esperamos com esse episódio ter contribuído para relações pautadas no respeito mútuo, na justiça, na confiança, na dignidade e na generosidade! Porque juntos e juntas, somos MAIS e melhores: vem com a gente!  

para saber mais

PARA SABER MAIS…

Teoria (livros e artigos científicos):

LENCASTRE, Juliana de Aquino Nunes. Rotinas de pensamento: construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: FE-Unicamp, 2017. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1> Acesso: 24 jun de 2021.

VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercado de Letras. São Paulo: FAPESP, 2000.

Artigos em revistas:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/948/a-linguagem-construtiva-do-educador–parte-1

https://novaescola.org.br/conteudo/654/como-orientar-um-menino-que-ameaca-baixar-a-cueca-na-frente-da-sala

Ficou com dúvidas? Fale com a gente!
Email: contato@conviveremais.com.br
× Fale com a C+