TipoCurso presencial
Início27 abr 2024
Carga Horária48h - curso on-line
InvestimentoR$ 1.700,00 à vista ou em até 12x (ver condições no Sympla)
Seat0/0
InvestimentoR$1.700,00

É um projeto de inclusão social da C+ que objetiva a formação continuada de profissionais da Educação Básica da Rede Pública, que você contribui, automaticamente, sempre que compra o curso da C+. Isso significa que, além de investir na sua formação, você investe na melhoria da qualidade do ensino público do país. Baixe o edital

A CONVIVÊNCIA ÉTICA E O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE VALORES ÉTICOS E SOCIOEMOCIONAIS – 2024

Educadoras/es da escola se sentem, muitas vezes, desmotivadas/os e despreparadas/os para lidar com os conflitos interpessoais, tão presentes no dia a dia da escola, assim como com questões relacionadas à convivência nas redes sociais. Temas presentes da Educação Infantil até o Ensino Médio, como falta de limites, valores da família x da escola, transgressão às regras, indisciplina, bullying e agressão virtual, devem ser estudados para que o ambiente educativo promova um clima escolar positivo. Práticas como mediação de conflitos, rodas de conversa, assembleias escolares, entre outras são ações importantes que instrumentalizarão as/os educadoras/es que participam deste curso. 

O curso “A CONVIVÊNCIA ÉTICA E O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE VALORES ÉTICOS E SOCIOEMOCIONAIS” foi organizado por nossos consultores especialistas nas temáticas. 

As vagas são limitadas para melhor aproveitamento das reflexões entre teoria e prática. 

Vem com a gente, porque juntas e juntos, somos MAIS e melhores! Vagas limitadas!


INFOS ÚTEIS

PÚBLICO ALVO: profissionais que atuam na Educação Básica e demais interessados pelo tema.

CARGA HORÁRIA: 48 horas – sendo 32 horas de aulas síncronas e 16 horas assíncronas

DISTRIBUIÇÃO DE HORAS MENSALMENTE:

4 horas de aulas on-line e 2 horas de atividade assíncrona (Fórum de Discussão)

Frequência

Obs: O Certificado de Conclusão do curso somente será disponibilizado para as/os alunas/os que completarem a carga horária de 75% do curso.

OFERECIMENTO*:

Sábados (8h às 12h30) – encontros mensais, exceto em agosto, mês em que ocorrem dois encontros, configurando o total de 8 encontros on-line durante o curso.

Organização das Horas: usaremos a plataforma Zoom para as aulas on-line (aulas síncronas) e o Google Sala de Aula para os momentos assíncronos.

INFORMAÇÕES SOBRE A AULA INAUGURAL:

DIA: 27/04 (sábado)
HORÁRIO: 8h às 12h30
DOCENTE: Professora doutora Adriana Ramos e professora mestra Caterine Zapata.

Investimento:Investimento R$ 1.700,00 à vista ou em até 12x (ver condições no Sympla) – 10% de desconto para grupos de cinco ou mais pessoas da mesma instituição

Pagamento: via Sympla*.

https://www.sympla.com.br/evento-online/curso-a-convivencia-etica-e-o-papel-da-escola-na-construcao-de-valores-eticos-e-socioemocionais/

* PARA A PARTICIPAÇÃO NO CURSO REALIZADO PELA CONVIVERE MAIS, ALÉM DA ACEITAÇÃO DOS TERMOS DO PRESENTE INSTRUMENTO, O(A) CONTRATANTE DEVERÁ LER E ACEITAR OS TERMOS ESTABELECIDOS PELA PLATAFORMA SYMPLA, DANDO ESPECIAL ATENÇÃO ÀS POLÍTICAS DE CANCELAMENTO E REEMBOLSO DE VALORES, JÁ QUE SÃO REGRAS FIXADAS EXCLUSIVAMENTE PELA REFERIDA PLATAFORMA.

CRONOGRAMA GERAL

Mês Data Tema Docentes
ABRIL 27

Palestra Inaugural 

A Construção da Personalidade Ética

Adriana Ramos

Caterine Zapata

MAIO 25 A Construção da Personalidade Ética Caterine Zapata
JUNHO 15 Comunicação Construtiva Caterine Zapata
JULHO FÉRIAS
AGOSTO 3 Regras na Escola Sandra Dedeschi
31 Rodas de Conversa e Assembleias Escolares Renata Adduci
SETEMBRO 28 Conflitos Interpessoais na Escola Mariana Tavares
OUTUBRO 19 Conflitos Interpessoais e Panorama sobre os Problemas de Convivência (bullying, agressão virtual, indisciplina, incivilidades e transgressões) Thais Bozza
NOVEMBRO 23

Conflitos Interpessoais e Panorama sobre os Problemas de Convivência (bullying, agressão virtual, indisciplina, incivilidades e transgressões)

Encerramento

Thais Bozza
Adriana Ramos

 

IMPORTANTE: cronograma com aulas previstas. Havendo qualquer alteração, alunas/os serão avisadas/os com antecedência.


EMENTAS DOS TEMAS

1

2

3

4

5

6

A Construção da Personalidade Ética – O tema inaugural do curso on-line apresenta as dimensões intelectuais e afetivas da construção da personalidade ética, contemplando a importância das regras, dos princípios, dos valores morais e das competências socioemocionais no processo de desenvolvimento moral de crianças e adolescentes.

Comunicação Construtiva – A comunicação construtiva, neste módulo, contemplará como a linguagem do educador influencia na construção da imagem positiva de si e nas relações interpessoais. Serão apresentadas as técnicas de linguagem descritiva para o favorecimento da assertividade e convivência ética.

Regras na escolaConsiderando que toda sala de aula, assim como qualquer escola, possui regras e ensina valores em inúmeras situações cotidianas, refletiremos sobre o processo pelas quais as regras são elaboradas e os procedimentos que geralmente são utilizados para que os alunos as obedeçam, analisando se são coerentes com o tipo de pessoa que a instituição pretende formar.

Rodas de conversa e assembleias escolaresNeste módulo, traremos as regras, rodas de conversa e assembleias como práticas reflexivas que favorecem o desenvolvimento da autorregulação.

Conflitos Interpessoais na EscolaPesquisas têm confirmado que o desenvolvimento da moralidade está relacionado às interações, ou melhor, à qualidade das interações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais as pessoas interagem. Neste último módulo, apresentaremos um panorama sobre os problemas de convivência, a diferenciação entre eles e como a escola pode agir de maneira distinta, assertiva, interventiva e preventiva, favorecendo a construção de um ambiente sociomoral cooperativo, pautado no respeito mútuo, na justiça e na generosidade.

Conflitos Interpessoais e panorama sobre os problemas de convivência (bullying, agressão virtual, indisciplina, incivilidades e transgressões)Pesquisas têm confirmado que o desenvolvimento da moralidade está relacionado as interações, ou melhor, à qualidade das interações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais as pessoas interagem. Neste último módulo apresentaremos um panorama sobre os problemas de convivência, a diferenciação entre eles e como a escola pode agir de maneira distinta, assertiva, interventiva e preventiva, favorecendo a construção de um ambiente sociomoral cooperativo, pautado no respeito mútuo, na justiça e na generosidade.