A CONVIVÊNCIA ÉTICA E O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE VALORES ÉTICOS E SOCIOEMOCIONAIS – 2024
Educadoras/es da escola se sentem, muitas vezes, desmotivadas/os e despreparadas/os para lidar com os conflitos interpessoais, tão presentes no dia a dia da escola, assim como com questões relacionadas à convivência nas redes sociais. Temas presentes da Educação Infantil até o Ensino Médio, como falta de limites, valores da família x da escola, transgressão às regras, indisciplina, bullying e agressão virtual, devem ser estudados para que o ambiente educativo promova um clima escolar positivo. Práticas como mediação de conflitos, rodas de conversa, assembleias escolares, entre outras são ações importantes que instrumentalizarão as/os educadoras/es que participam deste curso.
O curso “A CONVIVÊNCIA ÉTICA E O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE VALORES ÉTICOS E SOCIOEMOCIONAIS” foi organizado por nossos consultores especialistas nas temáticas.
As vagas são limitadas para melhor aproveitamento das reflexões entre teoria e prática.
Vem com a gente, porque juntas e juntos, somos MAIS e melhores! Vagas limitadas!
INFOS ÚTEIS
PÚBLICO ALVO: profissionais que atuam na Educação Básica e demais interessados pelo tema.
CARGA HORÁRIA: 48 horas – sendo 32 horas de aulas síncronas e 16 horas assíncronas
DISTRIBUIÇÃO DE HORAS MENSALMENTE:
4 horas de aulas on-line e 2 horas de atividade assíncrona (Fórum de Discussão)
Obs: O Certificado de Conclusão do curso somente será disponibilizado para as/os alunas/os que completarem a carga horária de 75% do curso.
OFERECIMENTO*:
Sábados (8h às 12h30) – encontros mensais, exceto em agosto, mês em que ocorrem dois encontros, configurando o total de 8 encontros on-line durante o curso.
Organização das Horas: usaremos a plataforma Zoom para as aulas on-line (aulas síncronas) e o Google Sala de Aula para os momentos assíncronos.
INFORMAÇÕES SOBRE A AULA INAUGURAL:
DIA: 27/04 (sábado)
HORÁRIO: 8h às 12h30
DOCENTE: Professora doutora Adriana Ramos e professora mestra Caterine Zapata.
Investimento:Investimento R$ 1.700,00 à vista ou em até 12x (ver condições no Sympla) – 10% de desconto para grupos de cinco ou mais pessoas da mesma instituição
Pagamento: via Sympla*.
https://www.sympla.com.br/evento-online/curso-a-convivencia-etica-e-o-papel-da-escola-na-construcao-de-valores-eticos-e-socioemocionais/
* PARA A PARTICIPAÇÃO NO CURSO REALIZADO PELA CONVIVERE MAIS, ALÉM DA ACEITAÇÃO DOS TERMOS DO PRESENTE INSTRUMENTO, O(A) CONTRATANTE DEVERÁ LER E ACEITAR OS TERMOS ESTABELECIDOS PELA PLATAFORMA SYMPLA, DANDO ESPECIAL ATENÇÃO ÀS POLÍTICAS DE CANCELAMENTO E REEMBOLSO DE VALORES, JÁ QUE SÃO REGRAS FIXADAS EXCLUSIVAMENTE PELA REFERIDA PLATAFORMA.
CRONOGRAMA GERAL
Mês |
Data |
Tema |
Docentes |
ABRIL |
27 |
Palestra Inaugural
A Construção da Personalidade Ética
|
Adriana Ramos
Caterine Zapata
|
MAIO |
25 |
A Construção da Personalidade Ética |
Caterine Zapata |
JUNHO |
15 |
Comunicação Construtiva |
Caterine Zapata |
JULHO |
FÉRIAS |
AGOSTO |
3 |
Regras na Escola |
Sandra Dedeschi |
31 |
Rodas de Conversa e Assembleias Escolares |
Renata Adduci |
SETEMBRO |
28 |
Conflitos Interpessoais na Escola |
Mariana Tavares |
OUTUBRO |
19 |
Conflitos Interpessoais e Panorama sobre os Problemas de Convivência (bullying, agressão virtual, indisciplina, incivilidades e transgressões) |
Thais Bozza |
NOVEMBRO |
23 |
Conflitos Interpessoais e Panorama sobre os Problemas de Convivência (bullying, agressão virtual, indisciplina, incivilidades e transgressões)
Encerramento
|
Thais Bozza
Adriana Ramos |
IMPORTANTE: cronograma com aulas previstas. Havendo qualquer alteração, alunas/os serão avisadas/os com antecedência.
EMENTAS DOS TEMAS
1
2
3
4
5
6
A Construção da Personalidade Ética – O tema inaugural do curso on-line apresenta as dimensões intelectuais e afetivas da construção da personalidade ética, contemplando a importância das regras, dos princípios, dos valores morais e das competências socioemocionais no processo de desenvolvimento moral de crianças e adolescentes.
Comunicação Construtiva – A comunicação construtiva, neste módulo, contemplará como a linguagem do educador influencia na construção da imagem positiva de si e nas relações interpessoais. Serão apresentadas as técnicas de linguagem descritiva para o favorecimento da assertividade e convivência ética.
Regras na escola – Considerando que toda sala de aula, assim como qualquer escola, possui regras e ensina valores em inúmeras situações cotidianas, refletiremos sobre o processo pelas quais as regras são elaboradas e os procedimentos que geralmente são utilizados para que os alunos as obedeçam, analisando se são coerentes com o tipo de pessoa que a instituição pretende formar.
Rodas de conversa e assembleias escolares – Neste módulo, traremos as regras, rodas de conversa e assembleias como práticas reflexivas que favorecem o desenvolvimento da autorregulação.
Conflitos Interpessoais na Escola – Pesquisas têm confirmado que o desenvolvimento da moralidade está relacionado às interações, ou melhor, à qualidade das interações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais as pessoas interagem. Neste último módulo, apresentaremos um panorama sobre os problemas de convivência, a diferenciação entre eles e como a escola pode agir de maneira distinta, assertiva, interventiva e preventiva, favorecendo a construção de um ambiente sociomoral cooperativo, pautado no respeito mútuo, na justiça e na generosidade.
Conflitos Interpessoais e panorama sobre os problemas de convivência (bullying, agressão virtual, indisciplina, incivilidades e transgressões) – Pesquisas têm confirmado que o desenvolvimento da moralidade está relacionado as interações, ou melhor, à qualidade das interações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais as pessoas interagem. Neste último módulo apresentaremos um panorama sobre os problemas de convivência, a diferenciação entre eles e como a escola pode agir de maneira distinta, assertiva, interventiva e preventiva, favorecendo a construção de um ambiente sociomoral cooperativo, pautado no respeito mútuo, na justiça e na generosidade.