TipoCurso presencial
Início13 maio 2023
Carga Horária48h - curso on-line
InvestimentoR$ 1.700,00 à vista ou em até 12x (ver condições no Sympla) – 10% de desconto para Fiel Seguidora/or.
Seat0/0
InvestimentoR$1.700,00

É um projeto de inclusão social da C+ que objetiva a formação continuada de profissionais da Educação Básica da Rede Pública, que você contribui, automaticamente, sempre que compra o curso da C+”. Isso significa que, além de investir na sua formação, você investe na melhoria da qualidade do ensino público do país. Baixe o edital

convivere mais forma 2023

Curso: A convivência ética e o papel da escola na construção de valores éticos e socioemocionais

Educadoras/es da escola se sentem muitas vezes desmotivadas/os e despreparadas/os para lidar com os conflitos interpessoais, tão presentes no dia a dia da escola, assim como, questões relacionadas à convivência nas redes sociais. Temas presentes da Educação Infantil até o Ensino Médio, como: falta de limites, valores da família x da escola, transgressão às regras, indisciplina, bullying, agressão virtual, devem ser estudados para que o ambiente educativo promova um clima escolar positivo. Práticas como mediação de conflitos, rodas de conversa, assembleias escolares, entre outras, são ações importantes que instrumentalizarão as/os educadoras/es neste curso. 

O curso “A CONVIVÊNCIA ÉTICA E O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE VALORES ÉTICOS E SOCIOEMOCIONAIS”, foi organizado por nossos consultores especialistas nas temáticas. 

As vagas são limitadas para melhor aproveitamento das reflexões entre teoria e prática. 

Vem com a gente, porque juntas e juntos, somos MAIS e melhores! Vagas limitadas!


INFOS ÚTEIS

PÚBLICO ALVO: profissionais que atuam na Educação Básica e demais interessados pelo tema

CARGA HORÁRIA: 48h – sendo 32h de aulas síncronas e 16h assíncronas 

DISTRIBUIÇÃO DE HORAS MENSALMENTE: 4h/aula on-line e 2h/atividade assíncrona (Fórum de Discussão)

Frequência

Obs: O Certificado de Conclusão do curso somente será disponibilizado para os alunos que completarem a carga horária de 75% do curso.

OFERECIMENTO*:

Turma_Sábado: 8h às 12h30 (intervalo das 10h às 10h30 – mensalmente – 8 encontros on-line)

Organização das Horas: usaremos a plataforma Zoom para as aulas on-line (aulas síncronas) e o Google Sala de Aula para as aulas assíncronas.

INFORMAÇÕES SOBRE A AULA INAUGURAL:

DIA: 13/05 (sábado)
HORÁRIO: 8h às 12h30
DOCENTE: Profa Dra. Adriana Ramos

R$ 1.700,00 à vista ou em até 12x (ver condições no Sympla) – 10% de desconto para Fiel Seguidora/or.

Pagamento: via Sympla*, TURMA_SÁBADO 2023, acesse: https://www.sympla.com.br/curso-a-convivencia-etica-e-o-papel-da-escola-na-construcao-de-valores-eticos-e-socioemocionais-c__1994919

* PARA A PARTICIPAÇÃO NO CURSO REALIZADO PELA CONVIVERE MAIS, ALÉM DA ACEITAÇÃO DOS TERMOS DO PRESENTE INSTRUMENTO, O(A) CONTRATANTE DEVERÁ LER E ACEITAR OS TERMOS ESTABELECIDOS PELA PLATAFORMA SYMPLA, DANDO ESPECIAL ATENÇÃO ÀS POLÍTICAS DE CANCELAMENTO E REEMBOLSO DE VALORES, JÁ QUE SÃO REGRAS FIXADAS EXCLUSIVAMENTE PELA REFERIDA PLATAFORMA.

Seja uma Fiel Seguidora ou Fiel Seguidor da C+ e obtenha nosso desconto!

Veja as regras aqui: https://www.conviveremais.com.br/fiel-seguidor-convivere-mais/

CRONOGRAMA GERAL:

A Construção da Personalidade Ética

Cronograma 

Mês Data Tema Docentes
MAIO 13

Aula Inaugural 

A Construção da Personalidade Ética

Adriana Ramos
27 A Construção da Personalidade Ética Soraia Campos
JUNHO 17 Comunicação Construtiva Sandra Dedeschi
JULHO 29 Regras na escola Mariana Tavares
AGOSTO 12 Rodas de Conversa e Assembleias Escolares Sandra Dedeschi
SETEMBRO 16 Conflitos Interpessoais na Escola Mariana Tavares
OUTUBRO 21 Conflitos Interpessoais e panorama sobre os problemas de convivência (bullying, agressão virtual, indisciplina, incivilidades e transgressões) Thais Bozza
NOVEMBRO 25

Conflitos Interpessoais e panorama sobre os problemas de convivência (bullying, agressão virtual, indisciplina, incivilidades e transgressões)

Encerramento

Thais Bozza/ Soraia


IMPORTANTE: cronograma com aulas previstas. Havendo qualquer alteração alunas/os serão avisadas/os com antecedência.

*Aula Inaugural com a Profa Dra. Adriana Ramos. Dia: 01/04 (sábado) às 8h.

 


EMENTAS DOS TEMAS

ABRIL

MAIO

JUNHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUT/NOV

A Construção da Personalidade Ética – O tema inaugural do curso on-line apresenta as dimensões intelectuais e afetivas, à construção da personalidade ética, contemplando a importância das regras, princípios, valores morais e competências socioemocionais no processo de desenvolvimento moral de crianças e adolescentes.

Comunicação Construtiva – A comunicação construtiva, neste módulo, contemplará como a linguagem do educador influencia na construção da imagem positiva de si e nas relações interpessoais. Serão apresentadas as técnicas de linguagem descritiva para o favorecimento da assertividade e convivência ética.

Regras na escolaConsiderando que toda a sala de aula, assim como qualquer escola, possui regras e ensina valores em inúmeras situações cotidianas, refletiremos sobre o processo pelas quais as regras são elaboradas e os procedimentos que geralmente são utilizados para que os alunos as obedeçam, analisando se são coerentes com o tipo de pessoa que a instituição pretende formar.

Rodas de conversa e assembleias escolaresNeste módulo, traremos as regras, rodas de conversa e assembleias como práticas reflexivas, que favorecem o desenvolvimento da autorregulação.

Conflitos Interpessoais na EscolaPesquisas têm confirmado que o desenvolvimento da moralidade está relacionado as interações, ou melhor, à qualidade das interações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais as pessoas interagem. Neste último módulo apresentaremos um panorama sobre os problemas de convivência, a diferenciação entre eles e como a escola pode agir de maneira distinta, assertiva, interventiva e preventiva, favorecendo a construção de um ambiente sociomoral cooperativo, pautado no respeito mútuo, na justiça e na generosidade.

Conflitos Interpessoais e panorama sobre os problemas de convivência (bullying, agressão virtual, indisciplina, incivilidades e transgressões)Pesquisas têm confirmado que o desenvolvimento da moralidade está relacionado as interações, ou melhor, à qualidade das interações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais as pessoas interagem. Neste último módulo apresentaremos um panorama sobre os problemas de convivência, a diferenciação entre eles e como a escola pode agir de maneira distinta, assertiva, interventiva e preventiva, favorecendo a construção de um ambiente sociomoral cooperativo, pautado no respeito mútuo, na justiça e na generosidade.